
Afonso Veiga foi “barbaramente” agredido no decorrer do jogo que opôs a ADJ Vila Pria ao CRPF Lavra, a contar para a 13.ª jornada do Campeonato Nacional da III Divisão de Hóquei em Patins, Zona Norte A.
O jovem atleta da ADJ Vila Praia foi agredido por Bruno Moreira com um stickada no rosto, o que lhe provocou, um traumatismo grave das partes moles e ósseas do nariz, tendo sido transportado para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, seguindo depois para o Hospital de Viana do Castelo.
Afonso Veiga, que já se encontra em casa, mas sob vigilância médica, referiu que “esta foi, claramente, a pior experiência que tive no Hóquei em Patins. Já tive alguns infortúnios, mas um ato bárbaro e propositado como este deve ser severamente punido. Foi ato muito feio que afetou-me na face, mas se fosse mais acima um bocadinho poderia trazer males piores”.
O que te lembras da agressão? “De tudo, o jogador em questão desde o início do jogo que entrou só com um propósito: insultar e agredir. Momentos antes da agressão ele disse-me “vou-te partir os dentes todos” e “não voltas a jogar mais Hóquei”. De seguida agredi-me barbaramente e à falsa fé com o stick na face”.
Tiveste a noção da gravidade da lesão? “No momento não, estava no calor do jogo… mas depois de ver a quantidade de sangue e de começar a sentir dores pensei logo no pior, o que veio a confirmar-se que posteriormente”.
Em algum momento ele mostrou-se arrependido e pediu-te desculpas? “Logo após a agressão foi-lhe mostrado o cartão vermelho direto, mas o jogador em questão continuou em ringue com toda a autoridade a negar tudo o que tinha feito, que não tinha sido propositado…” referiu Afonso Veiga, que adiantou que “mais tarde entrou em contacto comigo, mas continuou com as mesmas palavras, que nada tinha sido propositado e foi um infortúnio…”.
Afonso Veiga encontra-se agora em casa sob vigilância médica e ainda não sabe ao certo o tempo de paragem, mas salienta que “o regresso será, claramente, difícil em termos mentais e de possíveis novos problemas”.
Com tudo o que passaste neste último dia já te passou pela cabeça abandonar o Hóquei em Patins? “Já passou de tudo pela minha cabeça em menos de 24 horas… Para já estou focado em recuperar-me bem e que não tenha problemas no futuro e depois daí decidirei o meu futuro na modalidade”.
ADJ VILA PRAIA EMITE COMUNICADO E APELA A CASTIGO EXEMPLAR
A direção da ADJ Vila Praia emitiu, entretanto, um comunicado onde critica a passividade do árbitro e refere que vai apresentar queixa-crime contra Bruno Miguel Martins Moreira “com a finalidade de que, acima de tudo, não se voltem a repetir estes atos de violência”.
A ADJ Vila Praia apela ainda “à Federação de Patinagem de Portugal que tenha mão pesada em relação a este ato”, salientando que “não esperamos outra coisa, uma vez que, recorde-se, recebeu recentemente o Troféu de Ética no Desporto, pelo que, lhes cumprirará julgar, devidamente, este tipo de atitudes”.
A direção da ADJ Vila Praia lamenta ainda as atitudes provocatórias do presidente do CRPF Lavra aos adeptos da equipa de Vila Praia de Âncora.