O SC Braga recebe este sábado, a partir das 15.30 horas, a 26.ª edição do Torneio de Natação do SC Braga, competição destinada aos Cadetes, que se realiza na Piscina da Rodovia.
O conjunto bracarense apresenta-se em prova com 33 nadadores e Mimosa Rodrigues, diretora da secção de Natação, não tem dúvidas que “temos todas as condições reunidas para que a nossa equipa dispute os lugares de pódio” e adiantou que “a equipa está motivada e tem alcançado os objetivos nas provas já realizadas”.
Sobre o torneio, a responsável do SC Braga referiu que “este é já um torneio tradicional e que vai mantendo a estrutura ao longo dos anos. Para a edição deste ano os clubes que vão marcar presença foram convidados pelo SC Braga. Vamos ter a presença de 21 clubes e cerca de 300 agentes desportivos “.
Qual é o grande objetivo do Torneio? “Termos um número de participantes considerável, pois é um escalão importante para dar continuidade às equipas em Formação”, disse Mimosa Rodrigues, que adiantou que “o SC Braga pretende também que seja um momento desportivo de qualidade para todos os atletas e, claro, que os nossos nadadores subam ao lugar mais alto do pódio”.
Como estão os nadadores a encarar este torneio? “Estão muito motivados. Cadetes é o escalão em que os atletas são federados pela primeira vez, ainda têm pouca experiência de participação em provas, mas estão sempre muito animados”.
ANTÓNIO ROCHA: “ESTE TORNEIO É UMA FESTA DA NATAÇÃO”
António Rocha, coordenador técnico da Natação do SC Braga, referiu que “este Torneio é uma das principais provas de Cadetes do país. Todos gostam de participar neste torneio que é uma festa da Natação e que junta nadadores de clubes de vários do norte e centro do país” e adiantou que “todos os anos temos vindo a aumentar o número de clubes participantes, este ano contamos com 21 e que envolve cerca de 300 agentes desportivos (atletas e staff)”.
Quanto a objetivos… “o principal é sempre proporcionar um dia de festa, de convívio e de competição a todos quantos vão participar. Em termos de resultados, e como é apanágio num clube como o SC Braga, vamos tentar ganhar. O nosso foco é o coletivo e queremos estar na luta pela vitória ou, pelo menos, ficar no pódio”.
Como sentiu o grupo esta semana? “Entusiasmados. Esta não é a primeira prova que realizam, mas é a primeira em que vão competir com atletas de outras associações, de clubes como o FC Porto, o Fluvial Portuense, Alcobaça. Neste torneio a competitividade será maior e a motivação também. Para o escalão de Cadetes este torneio é uma festa, um dia de grande convívio, de aprendizagem…”.