“Estamos a encarar estas finais com seriedade e rigor”, disse Natacha Marques, treinadora do FamaBasket, a propósito da Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-16 femininos da Associação de Basquetebol de Braga, que arranca esta sexta-feira no Pavilhão Desportivo Vale de São Cosme, em Famalicão.
Natacha Marques garante que “queremos ao máximo estar na nosso melhor nesta fase e jogar todos os jogos da forma mais competitiva que nos for possível”.
Como correu a preparação? “A preparação para esta fase, embora curta, baseou-se muito em conceitos e detalhes técnico-táticos e na tomada de decisão das atletas. Notou-se alguma ansiedade e nervosismo nas atletas, mas também foi notório o empenho em querer saber mais e o foco em atingir o que lhes é pedido”, disse a treinadora do FamaBasket, que adiantou que “as atletas são maioritariamente de primeiro ano, pelo que o stress e pressão competitiva afetam de forma significativa o desempenho delas e, por isso, tentamos também trabalhar a motivação, o ‘dar sempre mais’ e o foco de ‘tentar ser melhor que ontem'”.
Qual o ponto forte da equipa para esta Fase Final? “Diria que o ponto forte da equipa é o facto de se conhecerem bem. A maioria das atletas já jogam juntas há algumas épocas, o que se traduz em algo positivo uma vez que já conhecem a forma de ser e estar em campo umas das outras”, referiu Natacha Marques, que sobre a maior dificuldade da equipa afirmou que “o ponto fraco da equipa é o jogo mental.
As atletas ainda são muito jovens, denotando ainda alguma dificuldade em controlar a desmotivação ou frustração perante dificuldades que vão surgindo durante o jogo, quer de forma individual, quer de forma coletiva”.
Afirmando que “espero uma resposta positiva do grupo”, Natacha Marques considera que “a equipa está mais preparada e mais competitiva e queremos mostrar mais do que aquilo que apresentamos na Fase Regular”.