
A Subzone Academia de Tiro com Arco (SATA) recebe no próximo dia 19 a primeira prova da Liga Minho 2025 da Associação 3D-BowHunter Portugal, filiada à Federação ASA Archery Federation (Archery Shooter’s Assocation).
A prova decorre na Quinta das Vianas – Casas do Picadeiro, em Monção e é a primeira de sete provas oficiais da responsabilidade da SATA. A finalíssima que irá reunir os melhores atletas da Liga Nacional juntamente com os melhores da Liga Minho, está marcada para 14 de setembro no centro do País.
“A SATA assume assim um Campeonato Regional oficial de uma das vertentes do Tiro com Arco, uma responsabilidade acrescida uma vez que seremos nós a assumir o total das sete provas, quando por exemplo, a nível nacional, cada uma das outras sete provas são organizadas sempre por um clube diferentes. Essas outras sete provas nacionais abrangem a área de Viseu ao Montijo”, começou por referir Anabela Lima, responsável da Subzone Academia de Tiro com Arco (SATA).
Em Monção já tudo está a ficar preparado para receber esta primeira prova oficial da Liga Minho. Anabela Lima, responsável da SATA, referiu que “estamos esta semana a juntar todos os animais/alvos 3D necessários, assim como todas as estacas e sinalizações para que não falte nada no dia da montagem da prova”.
Sendo o primeiro organizado pela SATA como estão a viver o momento e o que esperam deste torneio? “Sendo a primeira prova oficial da Associação 3D-BHP que organizamos, estamos um pouco tensos com os preparativos, mas acreditamos que irá correr tudo bem”, disse a responsável da Subzone Academia de Tiro com Arco.
“Já organizamos alguns torneios 3D amigáveis, nomeadamente o 1.º e 2.º Torneio Internacional de Pinheiros que conta com o apoio do Município de Monção, contudo, as regras pelas quais se rege a Liga Minho 2025 são ligeiramente diferentes”.
Sobre o evento, Anabela Lima referiu que “trata-se de uma prova que conta com um percurso de 20 animais/alvos 3D, com duas passagens por arqueiro e vai realizar-se na Quinta das Vianas, um cenário muito agradável com vinhas e bosque e que ainda irá passar pelo Picadeiro, mesmo por trás do espaço comercial Rio Park, permitindo assim também ser visto pelo público, de forma a também poder divulgar mais a realidade”.
“A SATA irá organizar um total de sete provas oficiais, o que representa um trabalho suplementar por parte do clube. Por outro lado irá permitir também a divulgação de uma vertente diferente da modalidade de Tiro com Arco. Em termos de organização, é um trabalho relativamente complexo pois tem que ser estudado um percurso desafiador em função do local em que se realiza, com animais/alvos 3D sempre diferentes e em posições diferentes, assegurando sempre a segurança dos arqueiros”, explicou a responsável da SATA, que adiantou que “sendo algo mais específico e uma vez que mantemos a formação e treinos da modalidade diariamente, contamos agora com o apoio do atleta e dirigente Gabriel Alves que será responsável pela organização da Liga Minho 2025”.
Quem pode participar neste torneio? “Para serem elegíveis para a final da Liga Nacional 3D-BHP, os atletas devem estar filiados à Associação 3D-BHP, contudo, qualquer arqueiro habilitado, filiado em qualquer federação nacional ou estrangeira, ou detentor de carta de caçador pode participar como atleta convidado uma vez que a prova conta sempre com um seguro de responsabilidade civil, não sendo, no entanto, classificado no ranking final”, disse Anabela Lima, que referiu que “qualquer atleta que participe como convidado, pode a qualquer momento do ano filiar-se à Associação 3D-BHP. As provas mínimas necessárias para se habilitar à final são quatro das sete que organizamos”.
