“O objetivo passa por vencer” foi desta forma que Guilherme Pinheiro, treinador do SC Braga, começou por abordar a Fase Final do Campeonato Distrital de Sub-18 feminino da Associação de Basquetebol de Braga, que se realiza entre sexta-feira e domingo (de três a cinco de janeiro de 2025), no Pavilhão de Lamaçães, em Braga.
A Final Four de Sub-18 femininos arranca na sexta-feira com os jogos SC Braga – FamaBasket, às 20 horas, e Vitória SC – FC Vizela, às 22 horas.
Guilherme Pinheiro considera que a equipa está preparada física e mentalmente para a Fase Final “sabemos o que vamos encontrar por aquilo que foi a Fase Regular. Todas as equipas, de uma forma ou de outra, criaram-nos dificuldades, por isso, sabemos que temos de estar atentos e no nosso melhor”.
Como tem corrido a preparação? “Foi uma preparação natural e normal, dentro do que tem sido o nosso trabalho desde o início da época. Sabíamos que a Fase Final estava marcada para esta altura e, por isso, o nosso calendário foi feito tendo em conta este momento alto da época”, disse Guilherme Pinheiro, que garante que tem sentido as atletas “tranquilas” até porque “confiam no trabalho que estamos a fazer. Temos noção do que vamos encontrar, elas estão em alerta e focadas, mas confiantes e tranquilas”.
O facto da Fase Final se disputar em ‘casa’ do SC Braga dá mais motivação ou responsabilidade? “Mais motivação, sem dúvida. A responsabilidade está sempre lá. O nosso compromisso é sempre o mesmo e independentemente do lugar os objetivos são sempre os mesmos”, referiu o treinador do SC Braga, que salientou que “a motivação será maior porque jogamos em casa, no local onde treinamos e mediante os nossos adeptos. Acredito que vamos ter um forte apoio”.
Guilherme Pinheiro conta com o todo o grupo para esta Fase Final… “Nós tivemos algumas limitações durante a época, foram poucos os jogos em que tivemos a totalidade do grupo disponível e isso dificultou-nos o processo de trabalho em algum momento. Mas para a Fase Final todas estão disponíveis e toda a gente está com vontade de jogar, o que é ótimo”.