José Ramalho sagrou-se, esta tarde, Campeão do Mundo de Short Race no Campeonato do Mundo de Maratonas, que está a decorrer em Pitesti, na Roménia.
Este é o primeiro título mundial do canoísta do Clube Náutico de Prado, que possuiu já um vasto curriculum internacional.
Hoje, na final, José Ramalho, de 39 anos, liderou a maior parte da prova de 3,4 quilómetros, antes do dinamarquês Mads Pedersen passar para a liderança no início da última volta. O canoísta CN Prado não baixou os braços, superou-se e acabou por superar a oposição do jovem dinamarquês.
Ramalho terminou a final de K1 Short Race, com o tempo de 14.19.85 minutos, gastando menos quatro segundos que Mads Pedersen. O espanhol Ivan Alonso foi terceiro com o tempo de 14.28.59 minutos.
No final da conquista da sua primeira medalha de ouro mundial, José Ramalho, ao site da FPC, referiu que “estava muito focado, estive focado nos últimos meses desde o Europeu e sabia que poderia conseguir. Durante todo o ano, pensei que poderia fazer isto e hoje é um dia de festa”.
TOMÁS SOUSA ESTREIA-SE COM UM SEXTO LUGAR
Tomás Sousa, do CN Ponte de Lima, também esteve em destaque no primeiro dia do Campeonato do Mundo de Maratonas.
O canoísta limiano fez sexto lugar na prova de C1 Juniores. Na sua primeira experiência num Campeonato do Mundo, Tomás Sousa completou o percurso em 01:38:37h.
O húngaro Peter Soltesz sagrou-se Campeão do Mundo (01.35.20 horas), com o italiano Edoardo Pontecorvo a ganhar a medalha de prata (01.36.37h). O espanhol Daniel Grijalba subiu ao 3.º lugar do pódio (01.37.12h).
No final da prova que marcou a sua estreia no Campeonato do Mundo, Tomás Sousa considerou que “foi uma prova bastante exigente”, mas “estou contente com o resultado”.
Foi uma prova muito diferente do Europeu? “Foi sem dúvida uma prova muito mais exigente a nível físico devido ao número de participantes”, disse o canoísta limiano, que garantiu que gostou muito da experiência: “foi uma sensação extraordinária estar presente numa competição a este nível, por momentos parecia um sonho a tornado realidade”.
SÉRGIO MACIEL ENTRA EM AÇÃO EM C1 SUB-23
Sérgio Maciel, canoísta do Viana Garças Clube, entra em ação esta sexta-feira, pelas 8.55h, para disputar a prova de C1 Sub-23.
Campeão da Europa de Sub-23, conquistado em julho em Moscovo, o canoísta minhoto vai tentar chegar ao título mundial: “vou entrar na água para dar o meu melhor”.
De salientar que Sérgio Maciel já tem no seu curriculum um título de Campeão do Mundo de Sub-23, conquistado em 2018 em Prado.