O FamaBasket recebe na manhã deste sábado o BC Barcelos, num dos jogos de abertura do Campeonato Distrital de Sub-18 feminino da Associação de Basquetebol de Braga.
Em Famalicão o jogo e o arranque do campeonato estão a ser encarados “com motivação e muito entusiasmo”, mas também “com algum nervosismo”, como referiu Miguel Pereira, treinador do FamaBasket, que adiantou que “os inícios são sempre de alguma incerteza, não sabemos ainda bem o que valem as outras equipas. No entanto existe uma ideia aproximada devido a acompanhar estas atletas desde as Sub-14”.
“Começamos com um jogo difícil, frente ao BC Barcelos, uma equipa competitiva e vai existir algum nervosismo natural por ser o primeiro jogo, mas depois entra tudo em velocidade cruzeiro e os jogos ao fim de semana passam a fazer parte da nossa rotina”.
Como está a equipa e como correu a preparação? “A equipa do Famabasket este ano tem um misto de atletas de Sub-16, que subiram de escalão, com atletas que eram o ano passado Sub-18, com algumas aquisições. Tivemos de adaptar a preparação a estas mudanças e ser um grupo relativamente novo”, disse Miguel Pereira, que sobre a preparação referiu que “inicialmente incidimos na parte física e depois passamos para as componentes técnicas e táticas. Eu e o João Sampaio, sentimos a equipa bem e motivada e estamos satisfeitos com a aplicação das atletas nos treinos”.
Este é um escalão novo, com novos desafios… “Sim, é a primeira vez que treino as Sub-18 e sinceramente nunca foi um escalão que me atraísse muito, porque gosto mais da formação e essa componente neste escalão já não será a mais importante, embora exista sempre. Mas estou agradado com a experiência, pois a resposta das atletas tem sido muito adulta e responsável o que facilita imenso os treinos, pois não perdemos coisas com questões secundárias. A maturidade das atletas e da equipa é uma agradável surpresa do escalão, pelo menos nesta fase inicial”.
Qual será o grande desafio? “Para mim como treinador é tentar levá-las mais além e com isso retirar também. eu e o João. novos ensinamentos”.
Quais os pontos fortes desta equipa? “A única coisa que posso dizer é que iremos ser uma equipa competitiva e lutadora em todos os jogos, sempre com o objetivo de jogarmos bem e ganharmos todos os jogos. Vamos representar dignamente o Famabasket e as gentes de Famalicão, tentando ser um motivo de orgulho para eles”.
PROGRAMA DE JOGOS
Sábado
11.30h: FamaBasket – BC Barcelos
11.30h: BC Vila Real – SC Braga
15h: FC Vizela – GDAS