“É gratificante, um orgulho, mas acima de tudo encorajador para o futuro. Entrar na história é bom, mas eu acredito que a melhor história ainda está por escrever” é com este sentimento que Leonor Coelho, atleta de Amares do SC Braga, saiu do Campeonato da Europa de Sub-20 feminino de Voleibol, que decorreu nas últimas duas semanas em Dublin, na República da Irlanda.
Leonor Coelho foi uma das atletas em maior destaque na Seleção Nacional que participou pela primeira vez na sua história na fase final do ‘Europeu’ de Sub-20, para o qual se apurou na fase de qualificação realizada em Barcelos e em que a atleta de Amares também marcou presença.
Que balanço fazes deste ‘Europeu’? “O balanço é positivo, tendo em consideração a qualidade do torneio. As melhores jogadoras do mundo estiveram presentes”.
Leonor Coelho foi uma das atletas em grande destaque na prova, como o provam as estatísticas e os elogios que foi recebendo ao longo do torneio… “As estatísticas têm se ser contextualizadas e enquadradas com o contexto competitivo, que foi de excelência. São registos muito positivos, reconhecidos por pessoas da modalidade que me felicitaram ao longo do torneio”, referiu Leonor Coelho, que chegou a Portugal na noite de terça-feira para um curto período de descanso.
“Agora é descansar e depois começar a época do SC Braga. O campeonato vai ser muito competitivo, o que vai obrigar em que em cada jogo, cada equipa entre em campo com os seus melhores recursos”.
Depois de uma época bem conseguida e de excelentes desempenhos pela Seleção Nacional, Leonor Coelho, apesar da tenra idade, tem sido uma atleta bastante cobiçada. Sobre as propostas recebidas referiu que “tem de perguntar ao meu pai… O desejo manifestado pelo SC Braga na minha continuidade foi uma prova de reconhecimento pelo trabalho feito, mas também de confiança para o futuro” e adiantou que “claro que receber também convites de clubes que a nível nacional, no ano passado ganharam títulos ou disputaram o título de Campeão Nacional até ao último jogo, é um indicador de que estou no caminho certo”.
Leonor Coelho espera, no entanto, que “o SC Braga, esteja ao nível das melhores. Na vontade e no compromisso ninguém nos pode vencer, até porque ‘a missão das guerreiras não é ganhar as guerras… mas antes lutar até ao fim’. É isso que nós podemos prometer a toda a legião bracarense, que, seguramente, vai encher o nosso pavilhão e nos vai acompanhar pelo país”.
ALGUNS DOS NÚMEROS NO ‘EUROPEU’
Receção positiva: 65.º
Receção perfeita: quinta melhor recetora da Poule II
Melhor pontuadora do jogo em dois jogos.
Termina com 78 pontos
Melhor pontuadora de Portugal e a sexta da Poule II
Fotos: CEV