“É um orgulho para mim alcançar estes resultados no escalão de Elites e ainda partilhar o pódio com duas atletas jovens de nível internacional”, foi assim que Leandra Gomes, ciclista da Póvoa de Lanhoso que alinha na SAERTEX Portugal/Edaetech, abordou a subida ao pódio nos ‘Nacionais’ de XCO e XCC.
Leandra Gomes saiu do Centro Desportivo Nacional do Jamor, onde decorreram os Campeonatos Nacionais de XCC e XCO, com duas medalhas de bronze, repartindo o pódio com Raquel Queirós (BH Coloma Team) e Ana Santos (Guilhabreu MTB Team).
“O Campeonato Nacional é uma prova única que dita a Campeã Nacional pelo que esperava, e confirmou-me, uma prova difícil, pelo circuito, que é duríssimo, e pelo ritmo imposto pelas adversárias que estão num nível muito alto”, lembrou Leandra Gomes.
Sobre a competição de XCC, a ciclista da Póvoa de Lanhoso referiu que “é uma prova mais rápida e explosiva, só na terceira volta alcancei o terceiro lugar e consegui mantê-lo até ao fim”.
“No XCO tinha pela frente seis voltas ao circuito e sabia que o ritmo ia ser exigente. Tentei aguentar o maior tempo possível com as primeiras até ficar na terceira posição. Depois foi fazer uma corrida mais controlada e gerir o tempo para terminar na volta da vencedora e não perder a posição”.
Estavas a contar fazer dois pódios nos ‘Nacionais’? “Treinei bem para estar o melhor possível e conseguir ser competitiva, mas reconheço que o nível das adversárias é elevado e superior ao meu” disse Leandra Gomes, que salientou que “fazer pódio foi uma grande conquista… era um objetivo de há muito tempo. Este é o melhor resultado num ‘Nacional’ desde que corro na categoria de Elites”.
Leandra Gomes aponta agora as atenções para a última etapa da Taça de Portugal de XCO, que se realiza em setembro e em que ocupa a sexta posição; e ainda para as duas provas da Taça de Portugal de XCM, competição em que está na luta pelo pódio.