“A Maratona de Paredes de Coura é sempre uma Maratona bastante exigente e sempre muito bonita” foi desta forma que David Vaz, ciclista de Viana do Castelo Campeão do Mundo de Maratonas em Master 40 em 2022, abordou a sua participação na prova que define os Campeões do Minho de Maratonas.
Para o ciclista de Vila Franca, que que está em franca preparação para o Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo de Maratonas que se realizam nos próximos meses, esta “é uma Maratona que já merece passar para um estatuto superior, como uma Taça de Portugal devido às paisagens que têm e pelo empenho que a Câmara Municipal de Paredes de Coura e a organização têm tido ao longo dos últimos anos”.
“Cada vez é mais difícil haver Câmaras Municipais e organizações interessadas a receberem provas federadas, mas Paredes de Coura tem resistido e sempre com excelentes organizações”.
Teremos um David Vaz a lutar pelo título? “Isso não sei”, disse David Vaz, lamentou que “o Campeonato do Minho, que já foi o melhor Campeonato Regional do país, agora se resuma a uma prova…”.
Qual será o principal desafio desta prova? “Esta prova pelo gráfico tem duas subidas bastante duras, que acredito que farão uma grande seleção”, referiu o ciclista vianense, que considera que “é uma boa prova para preparar os desafios que se aproximam, principalmente, o Campeonato do Mundo, que é em setembro”.
Como tem corrido a preparação para os desafios que se aproximam? “Para já está a correr bem, tive uma pequena pausa e um período de relaxamento…mas agora em julho e agosto pouco vou competir para me preparar o melhor possível”.
David Vaz participa ainda no Campeonato da Europa, que se realiza a 18 de agosto na Dinamarca, mas refere que “a minha aposta vai mesmo para o Campeonato do Mundo. Vamos ver como correr”.