Diogo Martins, árbitro da Associação de Basquetebol de Braga, já está na Bulgária para apitar no Campeonato da Europa – Divisão B de Sub-18 femininos, que arranca sábado e termina a sete de agosto em Sofia.
O árbitro bracarense, que ainda na semana passada esteve do Europeu de Sub-20, mostra-se “motivado” para mais um desafio, até porque “o feedback do Europeu de Sub-20 foi positivo”.
Diogo Martins refere que “a expetativa para este Campeonato da Europa é a mesma de qualquer outro europeu já realizado” e salienta que “apesar de ser Divisão B, existem equipas que vão para disputar a subida de categoria para a próxima época. Os níveis de atenção, concentração e profissionalismo têm de continuar sempre no máximo. Não esquecendo também que estes campeonatos para os árbitros servem como montra para a aposta para a próxima época desportiva que estará prestes a começar”.
Por isso… “Bons desempenhos, bom feedback podem abrir portas a novas nomeações e a uma maior aposta no decorrer da época”, disse o Diogo Martins, que considera que “como tal, não pode haver lugar a facilitismo por parte dos árbitros”.
“O OBJETIVO SERÁ SEMPRE MOSTRAR EVOLUÇÃO”
Depois do campeonato da semana passada, partes ainda mais motivado e empenhado para este novo desafio? “Sim. O objetivo será sempre mostrar evolução. Sei da importância que estes torneios têm no trabalho futuro e para o crescimento no panorama nacional e internacional, por isso tenho de fazer os possíveis para aproveitar a oportunidade concedida”.
Entre torneios tão próximos e depois com jogos todos os dias… como é a preparação e como se recupera? “Não é fácil. Os torneios são exigentes a nível físico, entre torneios e viagens acabei por ter dois dias livres que aproveitei para tentar descansar”, disse Diogo Martins, que adiantou que “durante os torneios, em dias de competição, existe sempre um treino matinal diário, meeting com os instrutores de arbitragem relacionado com os jogos do dia anterior e análise para preparação de situações ocorridas”.
EUROPEU SUB-20: “O NIVEL COMPETITIVO ERA MUITO BOM”
Diogo Martins marcou presença no Campeonato da Europa de Sub-20 – Divisão A, que decorreu em Montenegro e considera que “o nível competitivo era muito bom, jogos com grau de dificuldade elevado” e adiantou que “tivemos a análise do grupo dos melhores instrutores na Europa para desenvolvimento da arbitragem. O fator importante do anterior torneio era aproveitar o conhecimento das pessoas que nos observavam e trabalhavam connosco e pôr em prática aquilo que era necessário corrigir. Um feedback positivo nesse torneio poderia abrir portas para outras nomeações e outras apostas por parte da FIBA”.
“No geral senti que consegui cumprir com aquilo que era a minha obrigação. Esperando que possa ter deixado uma boa imagem para que se possam lembrar de mim para nomeações futuras” referiu.
JOGOS COM MONTENEGRO… E A SELEÇÃO ESPANHOLA
Houve algum jogo ou algum facto que te tenha chamado mais a atenção pela qualidade de jogo ou pelo apoio do público? “Sim. Os jogos que envolviam Montenegro, por ser a Seleção que jogava em casa, tinham sempre um ambiente mais intenso, em que se notava o apoio dos adeptos e a equipa muito motivada. Tive oportunidade de arbitrar um jogo da Seleção espanhola que foi a vencedora do torneio e que em qualidade eram superiores aos restantes”.
Tal como aconteceu em Montenegro, o Campeonato da Europa de Sub-18, na Bulgária, conta com a presença da Seleção Nacional, que desta vez tem duas atletas do Minho, sendo uma delas de Braga. Isso acaba por ser especial?
“Sem dúvida e é sinónimo da qualidade e da dedicação dos atletas do distrito, do trabalho desenvolvido pelos clubes e pelo crescimento que a Associação tem tido… No futuro podemos ser ainda melhores, o trabalho que está a ser desenvolvido está a colher os frutos, a ABB está de parabéns”.