“Estamos focados, primeiramente, no jogo da Proliga com o Sangalhos”, foi assim que André Ribeiro, jogador do SC Braga, começou por abordar a jornada dupla que a equipa tem no fim de semana. Já amanhã o SC Braga defronta, fora de portas, o Sangalhos, num jogo muito importante para a Proliga, e domingo desloca-se ao Dragão Caixa para defrontar o FC Porto para a Taça de Portugal.
André Ribeiro refere que “o encontro com o Sangalhos é muito importante para ambas as equipas: para nós porque é um jogo fora com uma equipa forte, e em que queremos garantir uma vitória que nos permita permanecer nos lugares cimeiros da competição, e para o adversário que luta por uma entrada nos quatro primeiros lugares e no acesso ao grupo de subida”.
“VAI SER UMA EXPERIÊNCIA FANTÁSTICA JOGAR OS ‘OITAVOS’ NO DRAGÃO”
Em relação ao jogo de domingo: “vai ser uma experiência fantástica jogar os ‘oitavos’ da Taça no Dragão, contra uma equipa que joga competições europeias e que ainda não perdeu na Liga. Sabemos que vai ser um jogo muito complicado, mas vamos dar o nosso melhor para fazer uma boa exibição e dignificar o nome do SC Braga”.
Que ideia é tens do Sangalhos? “É uma equipa forte, com jogadores muito altos, que tende a defender bastante bem as zonas próximas do cesto. Vamos tentar anular esta vantagem física e criar situações desconfortáveis no ataque para a defesa do Sangalhos, e tentar ganhar na luta das tabelas”.
O SC Braga já defrontou e venceu o Sangalhos esta época, de lá para cá mudou muita coisa nas duas equipas? “Focando na nossa equipa, nada mudou na forma como encaramos os treinos e cada jogo. Desde essa vitória, que foi em contexto de pré-época, em casa, muito diferente de um jogo fora na Proliga, já realizámos cerca de oito semanas de treinos, em que procuramos evoluir constantemente e preparar cada jogo da melhor forma”, disse André Ribeiro.
O SC Braga, que regressou este ano à Proliga, é uma das surpresas do campeonato, ocupando a terceira posição com cinco vitórias em sete jogos. André Ribeiro considera que é uma posição merecida “a partir do momento em que é o lugar em que nos encontramos. Numa competição onde não há jogos fáceis e qualquer equipa pode perder com outra, penso que demonstrámos consistência ao alcançar cinco vitórias na primeira volta e uma vontade enorme de provar o valor do SC Braga em época de estreia na Proliga”.
“NINGUÉM VAI A JOGO PARA PERDER, POR MUITO IMPROVÁVEL QUE POSSA SER, O OBJETIVO É SEMPRE GANHAR”
Quanto ao jogo de domingo, com o FC Porto, André Ribeiro garante que o SC Braga vai a jogo para o disputar… “Não sendo, obviamente, favoritos e a pressão nula, vamos entrar em campo com o intuito de dar o nosso melhor. E podemos prometer que vamos lutar por cada bola”.
Para André Ribeiro esta “é uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho que temos vindo a desenvolver, não só esta época, mas já de alguns anos para cá, e vai ser um jogo para mais tarde recordar, talvez como um dos primeiros jogos de grande calibre no que, certamente, será um belo futuro para o Basquetebol do SC Braga”,
Apesar de não serem favoritos e de não haver qualquer tipo de pressão, pode dizer-se que há vontade de causar uma surpresa na Taça? “Claro, ninguém vai a jogo para perder, por muito improvável que possa ser o objetivo é sempre ganhar”.