Leonardo Oliveira, do Team El Comandante, alcançou esta quarta-feira a marca de qualificação para o Campeonato da Europa de Atletismo de Sub-18, que se realiza na Eslováquia de 18 a 21 de julho, ao fazer o tempo de 6:05.21 minutos nos 2000m Obstáculos na III Noite Quente da AA Porto.
A cerca de três semanas para o Campeonato Nacional, o atleta do Team El Comandante conseguiu já a marca que lhe abre portas para a sua primeira participação num Europeu.
Para Ricardo Ribas, treinador de Leonardo Oliveira. “o mais difícil está alcançado” e lembrou que “o Leonardo Oliveira é aluno do 11.º Ano na Escola Santos Simões, em Guimarães, e foi lá que o descobri, na assinatura de um protocolo entre o Team El Comandante com a escola no sentido de acolher alunos para fazerem estágio no nosso clube. A professora Sandra Traquino indicou-me o Leonardo. No dia seguinte foi treinar comigo e vi logo as qualidades de fundista. É um miúdo que adorava e adora o Trail, fui ver uma competição dele, quando termina a prova e faz um salto direto de oito escadas disse logo para mim, Obstáculos”.
“Foi fazer os 2000 Obstáculos e conseguiu logo marca de qualificação para o ‘Nacional’ onde foi quarto na sua segunda experiência. Então traçamos como objetivo o Europeu e felizmente ontem conseguimos o passaporte… agora falta o bilhete de avião”, disse Ricardo Ribas, que salientou que “sabemos que só podem ir dois atletas por disciplina, neste momento estão já dois atletas. Dia sete de julho temos o ‘Nacional’ para fortalecer este resultado”.
Para o responsável do Team El Comandante, o Leonardo Oliveira “é um atleta dedicado, disciplinado e acima de tudo um bom aluno na escola e isso para mim, como treinador dele, é o mais importante”. De resto “o Leonardo é a prova que na escola existem talentos para o desporto, temos que estar atentos”.
Qual foi a reação dele a esta marca e à perspetiva de ir ao ‘Europeu’? “A nossa reação foi a mesma… ir ter um com o outro e darmos um abraço. Ficamos orgulhosos daquilo que conseguimos alcançar, termos a noção que temos muito a fazer, só assim as coisas funcionam. O Leonardo é inteligente e percebe isso”.