A Subzone Academia Tiro com Arco recebe este domingo o IV Torneio Dia de Portugal, evento que decorre no Pavilhão Municipal da EB 2,3 Deu-la-Deu, em Monção, a partir das nove horas.
“Esta já é a quarta edição do torneio, que comemora o Dia de Portugal, o segundo com prémios em monetário para os três vencedores de cada categoria” referiu o clube de Monção.
Este ano o torneio apresenta algumas novidades… “Decidimos criar um alvo exclusivo, uma espécie de alvo triplo vertical, o usado em provas oficiais de sala, enrolado tipo pergaminho em alusão à Epopeia ‘Os Lusíadas’, de Camões, uma vez que o 10 de Junho é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.
Na edição deste ano, a SATA conta com a participação de 22 atletas nacionais e espanhóis… “Esperamos que esta edição seja a consolidação da Subzone Academia de Tiro com Arco no panorama não só nacional, como também na comunidade da modalidade na Galiza” refere o clube, que salienta que “o atual Campeão de Sala Espanhol, Teo Iglesias, estará presente, assim como o recentemente consagrado Campeão Galego de Campo, Rubén Rodriguez Alleres”.
“Ver os nossos torneios procurados por atletas de renome espanhóis deixa-nos bastante orgulhosos e seguros do caminho que temos percorridos, e confiantes no futuro”.
Quanto aos preparativos para esta quarta edição do torneio… “Os preparativos têm sido muito laboriosos, não só porque os alvos são da nossa autoria, o que acrescenta um trabalho de impressão e recorte extra, como também porque não queremos nenhuma falha, da organização exemplar depende o futuro deste tipo de torneios”.
Contudo “está a correr tudo dentro do expectável e da normalidade, apesar de, em paralelo continuarmos com a formação diária e treino de atletas, uma vez que o Campeonato Nacional ainda está a decorrer e os treinos são fundamentais para conseguirmos resultados a nível nacional”.
Uma das etapas que mais trabalho tem dado à SATA foi a “montagem do torneio no pavilhão municipal, uma vez que a logística desta modalidade é muito grande, como o colocar no lugar os alvos e toda a logística informática, com televisões a marcarem os tempos de tiro, e sinais sonoros de segurança” refere o clube, que adiantou que “temos a agradecer aos nossos patrocinadores, àqueles que ajudaram com donativos financeiros e aos que participam com os seus produtos e/ou serviços. Sem eles, os nossos torneios nunca teriam o sucesso que têm tido”.