“Foi a recompensa de uma época difícil” foi assim que Francisco Faria, atleta de Barcelos que alinha no FC Porto, comentou a conquista do seu primeiro título de Campeão Nacional de Sub-16 masculinos de Basquetebol.
O FC Porto sagrou-se Campeão Nacional ao bater na final, disputada no fim de semana no Pavilhão Gimnodesportivo José Mário Cerejo, o Beira-Mar por 71-74 e Francisco Faria conquistou o seu primeiro título.
O atleta de Barcelos confessa-se “muito feliz” e referiu que “este é o título mais importante, é Nacional e é a recompensa de uma época difícil, só com muito trabalho é que conseguimos chegar até aqui”.
Como te correu esta Fase Final? “Pessoalmente correu-me bem, sinto que consegui trazer a minha regularidade da Fase Regular para a Fase Final e assim ajudar a equipa a alcançar o título”.
O que mais gostaste nesta Fase Final? “Sem contar com o título… foi a maneira como a equipa se entregou para ganhar um jogo contra uma grande equipa. Estivemos a perder por 13 pontos, mas conseguimos dar a volta”, disse Francisco Faria, que confessou que “o jogo da final foi também o momento que mais me custou, pois só conseguimos vencer nos instantes finais. Foi um jogo com vencedor incerto até ao final”.
Francisco Faria mudou-se no início da época do BC Barcelos para o FC Porto e considera que “o ano foi muito bom” e salientou que “fizemos uma época boa, claro que tivemos momentos bons e outros menos bons, mas no final tivemos a recompensa pelo trabalho realizado”.
Como foi a adaptação ao FC Porto? “A transição correu bem, já conhecia várias pessoas. A equipa técnica confiou em mim e o clube e estrutura deram-me as melhores condições possíveis para ser feliz aqui”.
Agora seguem-se os estágios das Seleções Nacionais (Sub-15 e Sub-16), sentes-te preparado? “Sim, sempre pronto para fazer mais e melhor”, disse Francisco Faria, que quanto aos objetivos referiu que “passa por tentar ir o mais longe possível nos vários estágios e chegar ao fim e ter o prazer de voltar a vestir a camisola da Seleção Nacional em jogos com outras Seleções”.