A APD Braga conquistou esta tarde o título de Campeão Nacional de Basquetebol de Cadeira de Rodas ao bater, fora de portas, o BC Gaia por 65-66.
Num jogo muito equilibrado e disputado, a equipa bracarense mostrou-se resiliente e decidida a trazer para Braga a Taça de Campeão Nacional, conquistando assim tudo o que havia ganhar este ano: Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça e ainda o título de Campeão da Divisão de Honra com a equipa B.
Manuel Vieira, responsável da APD Braga, mostrou-se bastante “satisfeito” com o resultado, referindo “este era o jogo do tudo ou nada e por um ponto se ganha ou se perder”.
“Foi um jogo muito equilibrado, onde a equipa de Braga, com muita paciência, muita resiliência e, sobretudo, muita cabeça conseguiu levar a melhor e trazer novamente para Braga o título de Campeão Nacional”.
Manuel Vieira lembrou que “nos últimos dois anos não conseguimos vencer o campeonato. Não menosprezando o adversário, porque teve muito mérito em vencer, mas nós sentimos que deixamos escapar os títulos por pequenos pormenores. Nós vencíamos outros troféus, mas acabávamos por perder o campeonato”.
“Este ano fizemos o trabalho de casa e, mesmo depois de termos perdidos os primeiros dois jogos, não nos deixamos ir abaixo. Houve outros fatores que nos afetaram… num dos jogos que fizemos o nosso grande apoio, o Carlos Vieira, caiu e fez uma fratura craniana. Isso fez-nos crescer para lhe poder oferecer este título porque ele merece, é uma pessoa 100 por cento disponível para a equipa e que trata todos os jogadores com um carinho enorme
Foi um título difícil, mas merecido? “Não há dúvidas nenhumas que merecemos este título. Foi um grande ano para nós, vencemos o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal, a Supertaça e o Campeonato da Divisão de Honra com a equipa B. Vencemos em toda a linha”, disse Manuel Vieira.
O ano da APD Braga ficou ainda marcada pela estreia no Torneio de Qualificação das Competições Europeias… “Foi uma grande experiência. Ficamos em terceiro, é verdade que soube a pouco porque tivemos o segundo lugar na mão… se fosse agora teríamos conseguido o segundo lugar tranquilamente. Mas valeu pela experiência e numa próxima oportunidade será totalmente diferente, com resultados melhores, com certeza”.
