
“Esta medalha tem um significado muito especial por ser atribuída pelo executivo municipal de Braga, cidade onde nasci”, disse Guilhermina Rodrigues, treinada da Escola da Lamaçães, que ontem foi agraciada com a Medalha Municipal Grau Prata pela Câmara Municipal de Braga, no âmbito das comemorações do Dia de São Geraldo, padroeiro da Cidade de Braga.
Como é habitual, o Município atribui neste dia medalhas de mérito e de honra da cidade a várias entidades e personalidades que se notabilizaram.
Guilhermina Rodrigues, um nome de referência no Voleibol não só minhoto como Nacional, foi agraciada com a Medalha Municipal Grau Prata e refere que “como professora e treinadora, estendo este reconhecimento à comunidade educativa da Escola Básica de Lamaçães / AE D. Maria II que me permitiu fomentar o desporto e o Voleibol junto das nossas alunas e demais jovens bracarenses, tendo na base o Desporto Escolar, projeto que sempre me fascinou desde os tempos de estudante de Educação Física, na Universidade do Porto”.
Para Guilhermina Rodrigues “esta jornada não seria possível sem a confiança e a colaboração da direção do agrupamento, na pessoa do anterior diretor, Dr. João Dantas e da atual diretora, a Dra. Ângela Meireles, na continuidade e desenvolvimento do projeto. Partilho este momento com os meus professores e treinadores, com as minhas alunas/atletas e respetivas famílias, diversas pessoas que colaboraram ao longo dos anos e a todos os patrocinadores”.
“Também quero dedicar este prémio à minha família e aos amigos, muitos, que conquistei no desporto e no Voleibol”, disse Guilhermina Rodrigues, que salientou que “acredito que os valores do desporto, na sua essência mais nobre, têm impacto positivo na formação integral dos jovens e são reflexo de uma sociedade desenvolvida e moderna”.
UMA VIDA DEDICADA AO DESPORTO E AO VOLEIBOL
Natural de Gualtar, Braga, Guilhermina Góis Rodrigues desde a infância que tem um percurso de dedicação ao desporto, em particular ao Voleibol, como atleta, professora de Educação Física e treinadora.
Aos 12 anos abraçou o Voleibol o que lhe mereceu quatro títulos de Campeã Nacional, várias participações em provas europeias de clubes e 26 internacionalizações.
Em 1999, dá início à carreira de treinadora na escola onde ainda hoje leciona, a Escola Básica de Lamaçães, que através do seu projeto do Clube do Desporto Escolar teve um papel preponderante na promoção e no desenvolvimento do Voleibol feminino no concelho de Braga. Dois anos depois, em 2001, para assegurar a continuidade do trabalho realizado na escola, idealizou a ligação Escola-Clube que já conta com mais de duas décadas de parceria com o SC Braga na formação inicial de atletas.
São 25 anos como professora/treinadora de várias gerações de jovens atletas (escalões Sub-13 e Sub-15) da EB de Lamaçães / Agrupamento de Escolas D. Maria II, com participação em provas do desporto escolar e do desporto federado. No Desporto Escolar foi Campeã Nacional por sete vezes, conta com seis participações internacionais nos Jogos da FISEC e um presença no Campeonato Mundial Escolar (ISF). No desporto federado, o destaque vai para a presença da EB de Lamaçães em 14 Fases Finais tendo conquistado cinco títulos de Campeã Nacional (três em Infantis e duas em Iniciadas).
Por dois anos consecutivos (2002 e 2003), foi-lhe atribuído o Troféu “Treinador do Ano”, na categoria da Formação Feminina, pela Associação Nacional de Treinadores de Voleibol. Em 2007 foi distinguida pela Federação Portuguesa de Voleibol com o “Galardão Osório”. A Associação de Voleibol de Braga também lhe atribuiu o prémio de “Treinadora do Ano”, nos escalões de formação, na época 2018/2019.
Acredita que os valores do desporto, na sua essência mais nobre, têm impacto positivo na formação integral dos jovens e são reflexo de uma sociedade desenvolvida e moderna.
OUTRAS DISTINÇÕES
A Medalha Municipal Grau Ouro foi atribuída ao Grupo Desportivo André Soares, Grupo Desportivo Bairro da Misericórdia, Grupo Desportivo de Adaúfe.
A Medalha Municipal Grau Prata foi atribuída a Diogo Dalot, Braga Rugby.
