“Podia ter sido em qualquer parte do mundo, mas foi em Barcelos que Portugal conquistou o seu primeiro apuramento!” foi desta forma que Carlos Martins, coordenador técnico do FC ‘Os Académicos’, comentou o apuramento da Seleção Nacional de Sub-20 femininos para o Campeonato da Europa.
Carlos Martins considera que “Barcelos esteve ao rubro, o Minho esteve ao rubro e Portugal brilhou e abrilhantou o Voleibol português…” e adiantou: “durante os três dias de competição, foi notória a adesão e o apoio sentido no pavilhão à nossa Seleção, quer dos barcelenses em particular, bem como dos portugueses no geral”.
Afirmando que “mais de seis centenas de adeptos encheram diariamente o pavilhão do Colégio La Salle em Barcelos para apoiar a nossa seleção”, Carlos Martins considera que “Barcelos ‘convocou’, os portugueses aceitaram o desafio e a Seleção ofertou-nos com três vitórias em outros tantos jogos. Os barcelenses puderam assistir, usufruir e desfrutar de belíssimos espetáculos desportivos de elevado nível competitivo durante os três dias de prova”.
Como foi que as atletas do FC ‘Os Académicos’ reagiram a este torneio? “Posso dizer que foi com um enorme entusiasmo que as pequenas voleibolistas do Académicos, assim como dos diversos clubes dos arredores assistiram aos jogos. Elas deliravam entusiasticamente ao ver de perto a primazia do Voleibol de topo, assim como a possibilidade de estar perto e comungar o espaço como as jovens jogadoras da Seleção”, disse Carlos Martins, que adiantou que “Barcelos ficou mais enaltecido pela grandiosidade dos espetáculos desportivos proporcionados e o FC ‘Os Académicos’ sai lisonjeado e inspirado para levar avante a sua missão formativa e divulgadora da modalidade, possibilitando à cidade a continuidade e o poder de oferecer uma Formação desportiva eclética”.
O coordenador técnico do conjunto de Barcelos salientou que “o nosso projeto formativo também visa e intenta na organização e cooperação de organizações conjuntas de espetáculos com esta natureza lúdica. Procuraremos, passo a passo, catapultar o ‘nosso’ Voleibol local/regional, e entendemos que estarmos neste tipo de dinâmicas enaltece e fortalece o nosso espírito formativo e, essencialmente, a mística voleibolista que queremos implementar no concelho”.
Na hora do rescaldo do torneio que colocou Barcelos como a ‘capital’ do Voleibol por três dias, Carlos Martins fez questão de “agradecemos à Câmara Municipal de Barcelos o apoio e a aposta notória na modalidade, sobretudo na Formação desportiva nas crianças e jovens do concelho”.