A Escola Desportiva de Viana faz um balanço muito positivo do Torneio de Abertura da Associação de Natação do Minho, que se realizou no fim de semana, nas Piscinas Municipais de Ponte da Barca.
Rafael Ribas, treinador da ED Viana, considera que “os resultados foram muito positivos e promissores” e adiantou que “fomos o clube que mais progressão teve a nível de recordes pessoais, comparativamente aos clubes presentes. Fomos ainda segundo classificados a nível de medalheiro, com apenas 17 atletas”.
O conjunto de Viana do Castelo saiu de Ponte da Barca com um total de 53 medalhas, 30 das quais de ouro, 16 de prata e sete de bronze. Filipe Manso conquistou ainda o primeiro lugar na Tabela por Pontos (Melhor Performance) em Juvenis B masculinos, enquanto Hugo Guimarães e Inês Amorim foram segundos em Juniores. Beatriz Pereira foi segunda em Infantis A, Francisca Ribeiro foi terceira em Infantis B. Em terceiro lugar ficaram ainda Maria Rita Sousa em Juvenis A e Rita Cunha em Seniores.
Rafael Ribas considera que “a preparação da ED Viana está a correr bem, com os dois pólos (Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora) em pleno funcionamento”.
Quanto ao futuro “vamos trabalhar para estarmos a um bom nível no Campeonato Regional, que se realiza daqui a três semanas em Braga. A meta passa pela obtenção de mínimos para participar no Campeonato Nacional de Piscina Curta, em Leiria, no final do mês de novembro”.
Entretanto, a Ana Rodrigues “vai tentar o apuramento para o Campeonato do Mundo no Meeting do Algarve”, que se realiza também daqui a três semanas.