Ricardo Martins, do Grupo Desportivo André Soares, sagrou-se esta tarte Campeão Europeu de 3×3 com a Seleção Nacional de deficiência intelectual de Basquetebol.
Portugal é assim o primeiro país a conquistar o título nesta vertente do Basquetebol inserida nos Jogos Virtus, que decorrem em Zakopane, na Polónia.
A Seleção Nacional venceu a França na final por 17-14.
CARLOS GONÇALVES: “É UM ORGULHO IMENSO”
Carlos Gonçalves, treinador de Ricardo Martins do GDAS, mostrou-se “muito feliz e orgulhoso” pelo título conquistado por ‘Pipi’ e salientou que “ele tem 44 anos, faz 45 em abril e continua com muita vontade de jogar e treinar e isso dá resultados”.
É um título, que apesar de ser pela Seleção, tem impacto no clube? “É um orgulho imenso quando um de nós consegue ter sucesso. Seja em que área for”, disse Carlos Gonçalves, que adiantou: “ainda por cima o Ricardo, que crescemos juntos e é sempre um exemplo para a nossa Formação”.
Não deixa de ser uma parte também para a história para o clube? “Claro, é um Campeonato Europeu… é uma motivação extra para todos continuarem a trabalhar, especialmente, que o conhece”.
Carlos Gonçalves refere que “existe a dificuldade de comunicação que surge do facto de não haver nas escolas o ensino da linguagem gestual, mas isso nunca foi impedimento algum aqui. Quem se relaciona com ele diariamente não sente dificuldade alguma nessa abordagem. Ele é muito perspicaz e atento para compensar essa dificuldade de comunicação”.
“ESTA É A CASA DELE”
Afirmando que “o Ricardo é uma referência no nosso jogo interior”, Carlos Gonçalves não tem dúvidas que “esta é a casa dele. Já passou por outras, mas esta é, sem dúvida, a casa dele e não precisa de adaptação”.
A Seleção Nacional tinha viagem agendada para amanhã e já poderia jogar no fim de semana, mas “não há voo amanhã e sábado é greve. Só regressa no domingo”, portanto: “só estaremos juntos na segunda-feira e vamos celebrar em casa… no nosso pavilhão no treino de segunda-feira”.
FOTOS: ANDDI Portugal