“Estou motivado e acredito que vou realizar uma boa Volta a Portugal”, disse César Fonte, da Rádio Popular/Paredes/Boavista, a propósito da 84.ª edição da prova rainha do calendário velocipédico nacional.
O ciclista de Viana do Castelo, que conquistou excelentes resultados na primeira metade da época, garante que “estou a encarar a Volta a Portugal com bastante otimismo e ambição como sempre o tenho feito ao longo da minha carreira”.
Sobre a época referiu que “a época correu bem até aqui, o que acaba por ser muito motivante. Agora espero estar no meu melhor fisicamente e ser competitivo na Volta a Portugal” e questionado sobre o que pode fazer, César Fonte afirmou: “o que posso fazer não sei. A corrida coloca sempre cada um no seu lugar. Eu estou motivado e acredito que vou realizar uma boa Volta a Portugal”.
Como correu a preparação? “A preparação correu bem, fiz o que estava planeado e não tive nenhum contratempo de maior nesta aproximação à corrida. Agora é aquela fase de treinos curtos antes do início para recuperar o corpo ao máximo”.
O que diferente tem, na tua opinião, a Volta este ano? “Digamos que às Voltas são sempre muito parecidas. Este ano a grande diferença é ir ao Algarve no início. No arranque da Volta teremos etapas mais longas e rolantes com previsão de chegadas ao sprint. Depois chegada à Torre que fará a primeira seleção dos candidatos a disputar a corrida. A partir daí todos etapas serão duras”, disse César Fonte, que adiantou: “ainda teremos um crono no fim, em Viana do Castelo, com à chegada a Santa Luzia, que, certamente, ainda fará mais diferenças”.
“VONTADE E AMBIÇÃO NÃO VÃO FALTAR”
Qual a etapa que te cativa mais? “Tenho algumas etapas que gosto no papel, mas o importante é ter condição física. Antes da corrida todos acreditamos e temos objetivos, mas os anos ensinaram-me que nem sempre as coisas correm como nós queremos e prevemos. Durante os 10 dias acontecem muitas coisas e depois existe os adversários que também trabalharam no duro para estar bem. Vontade e ambição não vão faltar, isso é certo, agora é aguardar pelo início amanhã em Viseu e depois a estrada dirá o resto”.
A 84.ª Volta a Portugal termina este ano em Viana do Castelo, é especial para ti? “Sim, é uma Volta especial para mim por acabar na minha cidade. Já arranco a corrida mais motivado e orgulhoso por Viana do Castelo receber o término deste grande evento de verão que é a Volta a Portugal e acredito que os vianenses vão certamente aderir ao evento no dia 20 agosto”.