“Seguimos soltos, genuínos e com muita alegria para o Nacional” é desta forma que Vítor Mesquita Ribeiro, treinador da equipa de Infantis da Associação Desportiva de Esposende, comentou o apuramento para o Campeonato Nacional.
A AD Esposende garantiu o apuramento para o Campeonato Nacional de Infantis ao bater, este domingo, o Dumiense por 2-3 e numa altura em que ainda falta disputar uma jornada.
Vítor Mesquita Ribeiro refere que “é um apuramento Inédito de um projeto autêntico” e salienta que “temos um grupo de atletas fiéis. Um grupo de pais dos melhores do mundo. E é desta forma que Associação Desportiva de Esposende garante presença na fase Nacional no escalão de Infantis femininos… com a sua primeira equipa de Infantis da sua curta história”.
Aquele responsável salienta que “este é um projeto que desde a sua génese se pauta pelos princípios nobres do fenómeno desportivo, sempre com a tónica na Formação de atletas e no apoio ao desenvolvimento humano das meninas, futuras grandes mulheres do concelho de Esposende”.
“Sem qualquer cultura na modalidade, com condições estruturais muito frágeis, mas com motivações muito genuínas, onde a vitória nunca será o objetivo, mas a consequência do trabalho diário de qualidade. Nunca vencer acima de tudo!”, referiu Vítor Mesquita Ribeiro, que salientou que o clube que “proporcionar oportunidades e ensinar Voleibol a todas as atletas SEMPRE”.
“A equipa de infantis da ADE é constituída na sua maioria por atletas de escalão de Minis B (2011), completando o grupo de seis meninas do próprio escalão (2010). São um grupo que vem da época transata, em que se sagraram Campeãs Regionais de Minis B e desde cedo revelaram uma entrega e uma paixão pela modalidade inexcedível”.
Para o treinador da ADE “esta passagem ao Nacional é uma parte integrante do processo de Formação a que estão a ser sujeitas, e que exerceu uma grande pressão e afetado por vezes a sua performance em determinados jogos até aqui”.
Quanto à próxima fase: “vão mostrar verdadeiramente a sua qualidade e desfrutar de estar com as melhores equipas nacionais do escalão” e adiantou que “face à idade, o apoio, o estímulo, a cultura de saber estar em desporto e em casa (com um grupo de pais dos melhores do mundo), fecha com chave de ouro esta complexa rede que determina o sucesso desta equipa”. Por isso “seguimos soltos, genuínos e com muita alegria para o Nacional”.
Vítor Mesquita Ribeiro considera que “participar no Campeonato Nacional será, acima de tudo, mais um momento para aprender e evoluir, abrindo, ao mesmo tempo, caminho para que estas presenças se tornem mais frequentes” e garantiu que “partimos sem qualquer objetivo classificativo”.