O CB Viana escreveu, no fim de semana, mais uma página na sua história ao apurar-se para a Fase de Subida do Campeonato Nacional da I Divisão masculina de Basquetebol.
A equipa treinada por José Alves Aldana recebeu e venceu o NCR Valongo por 73-61, garantiu o terceiro lugar na Zona Norte e consequente passagem à Fase de Subida.
“É um marco histórico para o Clube Basquete Viana, porque pela primeira vez conseguimos o apuramento para a Fase Subida desde que estamos na CN1 e isso é um indicativo que, apesar de muitas condicionantes, temos jogadores com muita qualidade técnica e tática no distrito”, começou por afirmar José Alves Aldana, que adiantou que “sabíamos que não éramos favoritos, nem de perto, nem de longe de ficar nos quatro primeiros, mas fizemos o nosso trabalho focados em nós e sem nos preocuparmos com outras equipas com projetos mais ambiciosos”.
Para o treinador do CB Viana “a direção do clube também tem um papel importante, trabalha imenso para nos dar as melhores condições e é uma vitória deles, do empenho e do compromisso diário que têm para o clube”.
Afirmando que “concluímos esta fase em terceiro lugar, garantindo o nosso principal objetivo, que era a manutenção e ganhamos o direito de jogar contra equipas com outro poder financeiro. Isso vai fazer que a equipa experiencie outras dificuldades e nos faça evoluir, coletivamente e individualmente”.
“ADVERSÁRIO FOI UMA EQUIPA DIGNA”
Sobre o jogo com o NCR Valongo, José Alves Aldana referiu que “foi um jogo de muitos nervos e de alguma ansiedade, mas os meus atletas entraram com o mindset correto, focados e concentrados no plano de jogo” e adiantou: “o adversário foi uma equipa digna, que nos causou muitas dificuldades, mas os meus atletas deram tudo o que podiam dar ao jogo, com a ajuda incrível do público que esgotou a lotação do Santa Maria Maior… Eles foram o nosso sexto homem”.
“Estou muito contente porque tenho a certeza de que não há equipas que trabalhem tanto como nós trabalhamos, onde os meus atletas abdicam de muita coisa importante pelo clube e mereciam muito isto”.
O que disse aos jogadores no final do jogo? “Apenas disse que era mérito deles, fruto do esforço e dedicação que eles colocaram na equipa e que era um treinador muito orgulhoso, porque no fim de contas, são eles que jogam”.
“DISPUTAR OS JOGOS DE IGUAL PARA IGUAL”
Nova fase… novos objetivos? “Em relação aos objetivos, estamos cientes das dificuldades que vamos ter. No entanto, os objetivos a curto prazo passam por tentar disputar os jogos de igual para igual e dificultar ao máximo a vida dos adversários” referiu José Alves Aldana, que adiantou que “estamos na Fase Subida, mas temos consciência da nossa realidade. No entanto, não é por isso que vamos relaxar, vamos responder com mais trabalho e sermos mais competentes nos jogos”.
Depois de garantida a histórica presença na Fase de Subida, o CB Viana vai aproveitar para recarregar baterias…
“Esta semana vai ser, provavelmente, a semana mais calma. Vamos aproveitar para fazer o jantar de Natal da equipa. Não tivemos a possibilidade de fazer porque não conseguimos reunir datas para estar a equipa toda e é algo importante”.