O FamaBasket está na Final Four do Campeonato Distrital de Sub-16 femininos da Associação de Basquetebol de Braga. A equipa treinada por Miguel Pereira ocupa a quarta posição a uma jornada no fim e tem uma vantagem de dois pontos para o segundo classificado.
No regresso da competição, depois da paragem devido às festividades do Natal, o FamaBasket perdeu na receção ao Vitória SC A, por 46-63, mas o resultado não impede o apuramento para a Fase Final.
Miguel Pereira, treinador do FamaBasket, considera que “um dos objetivos da época está, praticamente, atingido, chegar à Fase Final Distrital”, agora “o outro grande objetivo passa pela participação numa prova Nacional. A partir daí tudo o que vier é bom”.
Como tem sido a evolução das atletas e da equipa? “Tem sido agradável. Vamos ver a partir de agora como correm as coisas…”.
Qual tem sido o principal desafio? “Sem dúvida, a adaptação a uma nova realidade de parte a parte”, disse Miguel Pereira, que explicou que “no início é tudo um mar de rosas, mas com o tempo e a convivência as personalidades começam a soltar-se e aí temos de saber gerir os egos. Essa foi a fase inicial que depois tem repercussões no treino e no jogo”.
“Agora com a equipa devidamente estabilizada avançamos para a fase em que o grupo vai dar origem a uma equipa e isso já se começa a ver”, referiu Miguel Pereira, que adiantou que “neste momento as ideias e princípios que queremos implementar entram mais facilmente e a equipa começa a crescer”.
De resto “nos últimos dois jogos, em que o grau de exigência foi maior, a resposta das atletas foi boa”.
RESULTADOS
FamaBasket – Vitória SC, 46-63
FC Vizela – ATC, 32-27
BC Barcelos – GDAS, 62-22