O Amares Volei desloca-se, este sábado, ao recinto do líder VC Braga, em jogo da terceira jornada do Zona Norte B da Fase Regional do Campeonato Nacional da III Divisão masculina de Voleibol.
Em campo vão estar duas equipas que ambicionam chegar o mais longe possível no campeonato e que entraram bem nesta fase. O Amares Volei venceu o único jogo que disputou, enquanto o VC Braga leva já duas vitórias.
Em Amares o jogo foi preparado “com a seriedade e a vontade de sempre” como referiu Mário Azevedo, treinador da equipa e um dos pilares do projeto Amares Volei.
“Em campo vão estar, seguramente, duas equipas bem diferentes daquelas que se defrontaram no Torneio do Minho”, disse o treinador amarense, que assegurou: “vamos ver se conseguimos contrariar o favoritismo deles”.
O que pode o Amares Volei fazer para levar de vencido o jogo? “Esta equipa é a imagem do projeto. Ou seja, é uma equipa jovem, o atleta mais velho tem 24 anos e é composta, maioritariamente, por atletas formados no clube. Por isso, vamos com a expetativa que a nossa juventude e irreverência possa contrariar a maior experiência que existe do outro lado”.
No VC Braga jogam muitos atletas formados no Amares Volei, isso serve de incentivo para darem o melhor? “Não. A nossa grande motivação, para este jogo, como para qualquer outro jogo, vem do querer crescer, evoluir na modalidade. O que nós queremos é defrontar boas equipas, com bom Voleibol, pois só assim conseguimos evoluir”.
EQUIPA MUITO JOVEM
O Amares Volei apresenta este ano uma equipa muito jovem e um pouco diferente: “Sim a equipa é muito jovem em idade. Metade do grupo já fazia parte dos Seniores o ano passado, depois integramos os Sub-21 e ainda alguns atletas que quiseram fazer parte do projeto”.
Qual a ambição para este ano? “Temos um grupo jovem, mas ambicioso e trabalhador. Vamos ver até onde isso nos leva”, disse Mário Azevedo, que adiantou que “este ano temos menos um dia de treino do que o ano passado. Os horários de trabalho das pessoas não permitiam que estivessem em todos os treinos. Por isso, decidimos treinar menos um dia, mas estar sempre presentes nos dias marcados. A verdade é que treinamos dois dias por semana, mas quase sempre estão todos e assim podemos trabalhar melhor”.
Mostrando-se ambicioso “vamos lutar para chegar o mais longe possível. Vamos até onde nos deixarem ir”, Mário Azevedo lembra que “entramos a ganhar no campeonato e queremo-nos tentar manter nessa onda. Sabemos que não teremos tarefa fácil, mas vamos lutar e no final logo se verá”.
Apesar de mostrar ambição, Mário Azevedo garante que “não construímos a equipa a pensar numa subida de divisão ou em determinado tipo de títulos. Nós queremos proporcionar às pessoas que integram o projeto evolução e oportunidades. Queremos ser sempre uma equipa competitiva, mas uma equipa que aproveita todos os momentos para crescer dentro da modalidade”.
AMARES VOLEI COM MAIS EQUIPAS MASCULINAS E A ESTREIA NO FEMININO
O projeto Amares Volei apresenta-se este ano com mais equipas masculinas em competição e a estreia no Voleibol feminino.
“Este ano aumentamos as equipas em competição, graças à grande procura de atletas que querem competir e entrar no projeto. Como não temos Sub-21 – a maior parte foi integrada na equipa Sénior – investimos na formação de jovens treinadores, que estão dispostos a ajudar e isso possibilitou-nos ter mais equipas. Assim, temos quatro equipas masculinas na Formação, uma equipa feminina e a equipa Sénior”.
A grande novidade acaba por ser a estreia da equipa feminina… “Foi um pedido especial que nos foi feita pelas atletas. Englobar a equipa feminina no nosso projeto não foi fácil, pois implicava dividir os poucos recursos que temos, mas com o compromisso delas e dos pais, o clube fez um esforço e vamos conseguir levar o barco a bom porto”.
Depois de um ano cheio de grandes feitos, em que se destaca a conquista do título de Campeão Nacional de Infantis, o Amares Volei recebeu com bom grado a notificação que está nomeado para o troféu ‘O Minhoto’ na categoria de Clube Fomento Jovem.
“É um reconhecimento importante. Fomos informados esta semana que estávamos entre os três selecionados e isso deixa-nos felizes”.