Pedro Dias, da SPAC BTT, foi o vencedor da corrida de Master 45 do ‘XI BTT Vale Maravilhoso Campeã’, segunda prova do Campeonato Regional de Maratonas BTT (XCM) da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real.
O ciclista de Vila Praia de Âncora assumiu a corrida e andou isolado a maior parte do percurso, sendo apanhado a cerca de 10 quilómetros da meta por Fernando Ribeiro (Nonstop CT) e Novoa Perez Jorge (Burgas).
Nos metros finais, o ciclista da SPAC esteve mais forte e cortou a meta com uma vantagem de 11 segundos sobre o segundo classificado, com o tempo de 2:48:15.
Às portas do pódio ficou Armando Taipa (SAERTEX Portuga/Edaetech). Sérgio Magalhães (BTT Braguinhas/Padim da Graça) fechou o top10.
PEDRO DIAS: “BALANÇO POSITIVO…”
Pedro Dias estreou-se em Campeã nas provas do Campeonato Regional de Vila Real este ano… e o resultado não podia ser melhor…
“O balanço é positivo, uma vitória é sempre um bom resultado. O meu objetivo era perceber como me encontrava em termos de rendimento em relação aos adversários e ajudar a equipa a pontuar e atingir os seus objetivos”, disse o ciclista vianense.
Sobre a corrida afirmou que “andei isolado a maior parte da prova, mas na segunda parte da corrida acusei algum desgaste e a cerca de 10 quilómetros para o final fui apanhado por dois colegas de corrida. A partir daí sabia que a prova seria decidida no sprint e tinha de estar preparado”.
O facto de estarmos ainda no início da época, ainda com poucas provas realizadas, também pesou na quebra que sentiu? “Também, mas a verdade é que estive a preparar o Granfondo de Viana e, portanto, treinei mais Estrada. Para esta prova notei a diferença para a bicicleta de BTT… notei a falta de andar com ela”.
Sobre o percurso, Pedro Dias referiu que “gostei imenso do percurso, foi a primeira vez que lá corri e gostei. Agora as marcações deixaram a desejar e ficaram aquém de um Regional de Maratonas”.
Pedro Dias fez domingo a sua primeira Maratona do ano, mas mostra-se ambicioso para a época… “O meu grande objetivo é o Campeonato Nacional. Vou trabalhar até lá para estar na melhor forma possível”, disse o ciclista de Vila Praia de Âncora, que salientou que “depois disso tenho de ver o que a equipa tem definido”.
SPAC VENCE COLETIVAMENTE
A SPAC sai desta segunda prova do campeonato com o primeiro lugar por equipas em Elites e Master.
Para além da vitória de Pedro Dias, a equipa de Ponte de Lima viu Samuel Fao vencer em Master 60, enquanto Diogo Graça e Sofia Araújo foram segundos em Elites, Helene Teixeira foi segunda em Master 40 e Manuel Costa em Master 55.
Ao terceiro lugar do pódio subiram Vítor Melo (Elites), Tiago Castro (M30); José Pacheco (M35).