
Pedro Silva, da Anicolor – Tien 21, e Daniel Dias, da Rádio Popular – Paredes – Boavista, estiveram em destaque na primeira etapa em Linha da 86.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou Viana do Castelo ao Santuário da Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, ao longo de 162,3 Km.
Numa etapa que ficou marcada pela homenagem a Peixoto Alves, um dos poucos ciclistas minhotos (é natural de Palmeira, Braga) a conquistar a Volta a Portugal (1965 ), Daniel Dias e Pedro Silva destacaram-se em momentos diferentes da corrida.
O primeiro a dar nas vistas foi Daniel Dias. O atleta que passou pela Formação da ACR Roriz esteve na fuga do dia e venceu as duas primeiras contagens de Montanha (3.ª Categoria), situadas no Extremo e Portela do Vade.
Daniel Dias, que pagou caro a ousadia – terminou a etapa no 103.º lugar -, termina o dia na luta pela Camisola Azul (Geral da Montanha), somando os mesmos 10 pontos que Nicolas Tivani (Aviludo-Louletano – Loulé) e Hugo Nunes (Credibom-LA Alumínios – Marcos Car).
Já na reta final da etapa foi a vez de aparecer Pedro Silva. O ciclista de Barcelos escapou na última subida para o Sameiro e andou isolado alguns quilómetros, mas à entrada para o último quilómetro foi alcançado pelo grupo perseguidor e a corrida foi decidida ao sprint.
Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé) foi o mais forte e cortou a meta ao fim de 3:56:04 horas.
Pedro Silva foi 34.º a 18 segundos do vencedor e parte para a segunda etapa, que termina em Fafe, inserido no top30.
Ainda referente à etapa de hoje, Hélder Gonçalves (Rádio Popular) foi 37.º, o seu colega de equipa César Fonte 46.º, Andrey André (GI Group Holding – Simoldes – UDO) foi 57.º e André Carvalho (Efapel Cycling) 78.º.
Iuri Leitão, que venceu a primeira Meta Volante, situada em Valença, concluiu a etapa no 88.º lugar, João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) foi 89.º e André Ribeiro (GI Group), que sofreu um acidente na subida para o Bom Jesus, terminou no 91.º lugar. Fábio Costa (Anicolor) foi 110.º classificado.
Na classificação Geral, Rafael Reis manteve a Camisola Amarela, com uma vantagem de dois segundos sobre Tivani. O ciclista da Aviludo lidera a classificação dos Pontos, da Montanha e do Combinado. Pau Martí (Israel Premier Tech Academy) liderada a classificação da Juventude e a Anicolor-Tien21 lidera a classificação por Equipas.
A segunda etapa da Volta a Portugal tem esta sexta-feira uma viagem de 167,9 quilómetros, que vai ligar a Fafe, um dos locais obrigatórios desta competição. Pelo meio tem três metas volantes (Marcos de Canaveses, Paredes e Lousada) e três Prémios de Montanha, destacando-se as duas situadas já no concelho de Fafe: Casa do Penedo (3.ª cat, km 141) e Golães (4.ª cat, km 163,4).






