“Quando se é Campeão do Mundo num país tão competitivo como é a Itália, posso ter a ilusão e objetivo de tentar ser Bicampeão do Mundo…sei que é uma tarefa muito difícil, mas também sei que é possível”, é com este pensamento que David Vaz viajou para a Austrália onde se realiza o Campeonato do Mundo de Maratona BTT em Masters.
David Vaz já se encontra a caminho de Dwellingup, Austrália, e tem previsto para amanhã o seu primeiro treino e reconhecimento da pista que recebe sábado o Mundial.
Afirmando que “o foco e o objetivo é chegar ao título”, David Vaz referiu que “as sensações são bastante boas, mas ainda não sei que tipo de percurso me espera. Sei que serão 100 quilómetros com cerca de 2000 de acumulado”.
“Fisicamente acho que estou na melhor forma do ano. Agora é descansar da dura viagem – serão 25 horas de voo e duas escalas – e esperar que corra tudo bem no dia da prova”, disse David Vaz.
As horas de viagem e o clima na Austrália podem ser obstáculos? “Acho que não, pois já estou habituado a estas viagens … para Timor a viagem é igual. E o facto de nesta altura na Austrália ser Inverno não acredito que possa ter alguma influência, pois basicamente é um tempo muito semelhante ao que temos na Primavera em Portugal”.
Como correu a preparação? “Correu bem. Optei por não competir durante o mês de agosto para aproveitar ao máximo o fim de semana e colocar muito volume de treino para complementar com o resto da semana ao final da tarde”.