“Apesar de ser tudo ainda muito fresco, sinto-me extremamente orgulhoso” foi desta forma que João Passos, do Viana Remadores do Lima, abordou a conquista do título de Campeão da Europa Universitário em LM4- (Quatro sem timoneiro de Peso Ligeiro) pela Universidade de Aveiro, no Europeu que decorreu em Bydgoszcz, na Polónia,
João Passos teve como colegas de embarcação Francisco Silveira, Tomás Silveira e José Manuel Pontes, que concluiu a prova com a marca de 3:04.25 minutos, deixando a equipa da casa a mais de dois segundos.
João Passos diz-se bastante feliz e salientou que “foi um título que veio com muitos sacrifícios e momentos baixos, mas culminou da melhor maneira, com um título de Campeão Europeu Universitário” e adiantou: “claro que isto só foi possível com a ajuda dos meus colegas de barcos, da minha família, dos meus amigos chegados e de todas as organizações envolventes, a começar pelo Viana Remadores do Lima (VRL), que é responsável por toda a minha formação de Remo e me tem apoiado imenso para poder continuar a treinar ao mais alto nível mesmo estando a estudar noutra cidade. Uma palavra para o Clube dos Galitos Remo por me ter acolhido em Aveiro, deixar-me usar as suas instalações e até os seus barcos e, finalmente à Universidade de Aveiro por me permitir vir a este Europeu e assim alcançar o nosso primeiro objetivo”.
Ainda a festejar o título de Campeão Europeu Universitário, João Passos salientou que “apesar de, neste momento, estar a começar a festejar esta vitória e começar a aproveitar o fim desta época, já tenho os meus olhos no Mundial Universitário de Remo do próximo ano, em que espero que a FADU Portugal nos dê as condições necessárias para conseguirmos participar nesse evento e ter uma boa prestação”.
Quando sentiram que podiam ganhar a prova? “Desde sempre o nosso objetivo e sonho era chegar a um lugar no pódio. Daí seguirmos o plano de treino da Seleção Nacional, que conta com até 14 treinos por semana… por isso sempre acreditamos que podíamos subir ao pódio. O resto foi esperar que as condições se alinhassem e assim surgiu o ouro”.
É um resultado que te dá mais motivação e confiança para o futuro no Remo? “Claro que me enche de motivação, mas no desporto e na vida é tudo à base da consistência e paciência para que os resultados se mostrem”, disse João Passos, que salientou que “o meu futuro no Remo depende simplesmente do prazer que recebo com os resultados e das pessoas que conheço ao realizar a modalidade, desde que isso se mantenha o meu futuro está garantido”.