Ricardo Ribas, presidente do Clube Team El Comandante, diz-se “muito orgulhoso” com o trabalho desenvolvido pelo clube, que na última temporada contou já com 154 atletas e conquistou várias vitórias e pódios.
Ricardo Ribas faz um balanço positivo da época e salientou “a decisão muito importante” de colocar “Sérgio Salgueiro como diretor desportivo das equipas competitivas femininas e masculinas. Os resultados foram extraordinários, muitos parabéns a ele e todos os atletas envolvidos” e destacou que “foi tudo conquistado de uma maneira mais organizada. Em breve, não tenho dúvidas que, outros cargos e outras funções terão de ser delegadas a pessoas da minha confiança”.
Com os resultados obtidos, Ricardo Ribas não tem dúvidas que “demos uma grande visibilidade aos nossos patrocinadores”. De resto “já pedi aos patrocinadores o feedback do retorno de imagem que nós lhes proporcionamos por nos terem apoiado durante estes dois anos… estou ansioso pela resposta de cada um e mais nervoso ainda para saber se estão dispostos em continuar a apoiar-nos ainda mais daqui para a frente”.
Ricardo Ribas considera que “eles são muito importantes na nossa estrutura de 154 atletas espalhados pelo país inteiro. Não me canso de dizer que somos diferentes, trabalhamos de maneira diferente e os nossos atletas têm orgulho em vestir a camisola do Team El Comandante”.
Como ex-atleta olímpico, Ricardo Ribas conhecem bem as necessidades e os desejos dos atletas e refere que “o meu objetivo extra para as equipas competitivas é dar oportunidade aos atletas de pelotão, que nos representam, que se sintam atletas de elite. Que possam ter um pouco dessa experiência, essa é a minha luta diária como treinador e presidente” e adiantou que “sei que é muito difícil explicar, mas também sei que é o que os meus atletas sentem e isso deixa-me orgulhoso. Eu trato os meus atletas como eu sempre quis ser tratado quando fui atleta”. E exemplificou: “sempre que me é possível, coloco a Tenda Vip Mimosa para eles guardarem as roupas e irem competir sem se preocuparem com mais nada e terem água, leite mimosa proteína e fruta no final para recuperarem”.
Depois há a Escola de Atletismo Dulce Félix & Team El Comandante, que conta já com 15 atletas dos escalões de Benjamins a Juvenis… “acredito que vai ser uma grande aposta para a nova época. Já temos um treinador, o Diogo Mendes, para nos ajudar nesse sentido”.
“Como Presidente estou muito orgulhoso do trabalho realizado em quatro anos, o clube foi fundado dia 18 de setembro de 2019, hoje é o clube com mais atletas filiados da AABraga, uma das Associações mais poderosas do país. Tenho a noção do budget necessário para entrar nesse caminho, conheço muito bem a realidade do Atletismo atual em Portugal e acima de tudo dos valores e da paixão com que os nossos atletas nos (me) representam… é impossível não ficar orgulhoso em ter 154 atletas a vestir a minha camisola, que tem uma linda história de um sonho que durou 28 anos a alcançar. Os atletas reveem-se nessa resiliência e na minha paixão pelo atletismo”.
SÉRGIO SALGUEIRO: “BALANÇO MUITO POSITIVO
Sérgio Salgueiro diretor desportivo, também faz um balanço “muito positivo” da época e salienta que “cumprimos os objetivos que traçamos para esta época”.
O diretor desportivo do Team El Comandante referiu que “estou muito orgulhoso do convite do Ricardo Ribas para este cargo e ainda mais orgulhoso dos nossos atletas pelos resultados obtidos nesta época, individual e coletivamente, quer na equipa masculina, quer na feminina”.
Sérgio Salgueiro refere que “do lado feminino, conquistamos os títulos de Campeãs Regionais de Corta-Mato Curto, de Corta-Mato Longo e de Estrada. Além disso tivemos várias atletas, que se superaram em diversas provas populares de estrada e conquistaram os títulos de campeãs Regionais em Absolutos e nos respetivos escalões” e lembrou: “a Jéssica Pontes é Campeã Regional de Corta-Mato Curto e Longo em Absolutos e no escalão Sénior; a Marisa Fernandes é Campeã Regional de 10 000 pista no escalão Sénior e Vice-Campeã Nacional de Maratona ANAV; a Adriana Sousa sagrou-se Campeã Regional de Corta-Mato Curto no escalão VET I (40/44); Campeã Regional de 10 000 Pista no escalão VET I (40/44), Vice-Campeã na Maratona ANAV; Vencedora do Circuito Regional de Trail longo no respetivo escalão”.
Já do lado masculino “além dos vários pódios nos Regionais de Corta-Mato Curto, Longo e Estrada, estamos, particularmente, orgulhosos com a conquista dos títulos de Campeões Nacionais de Maratona em Aveiro e Meia Maratona em Braga, ambos da Associação Nacional de Atletismo Veterano. Realço também a conquista do primeiro lugar por equipas na Meia Maratona Cidade Berço em Guimarães… é sempre bom vencer em casa”.
A festejar os êxitos de 2022/23, o Team El Comandante já está a preparar a nova época: “vamos ter reforços em ambos os sexos, vão ser mais-valias para o coletivo dentro da nossa realidade. A nossa margem de manobra não é muita, mas o mais importante é que, de dia para dia, o espírito de grupo e a entreajuda são mais fortes e é isso que faz deste clube diferente. Os nossos atletas têm algumas (poucas) regalias, mas não temos atletas remunerados financeiramente na nossa estrutura”.
Na hora de fazer o balanço, Sérgio Salgueiro fez questão de agradecer “a todos os atletas que honram sempre a camisola do clube. Espera-nos uma próxima época desafiadora, mas estamos aqui para continuar a lutar por bons resultados”.