Daniel Moreira e José Moreira, da equipa conjunta Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel-Tensai/Sambiental/Santa Marta, e Gonçalo Amaral, famalicense do ABTF Bairrada, fizeram top10 a primeira etapa da 17.ª Volta a Portugal de Juniores, que arranca esta quinta-feira da Covilhã e terminou no Fundão, depois de uma viagem de 111 quilómetros.
José Moreira foi o melhor classificado na etapa de hoje, ao terminar na sétima posição, a 2.48m do vencedor, o espanhol Daniel Tenorio (GSport+Vatios).
Gonçalo Amaral chegou logo de seguida e fez oitavo lugar, enquanto Daniel Moreira gastou mais dois segundos e fechou o top10.
BRUNO LOPES E DANIEL MOREIRA NA FUGA
A etapa, como se previa, foi muito rápida e muito mexida. Nos quilómetros iniciais um grupo de oito ciclistas, onde se incluía Bruno Lopes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e Daniel Moreira, conseguiram escapar ao pelotão e foram aumentado a vantagem. Ao Km44 o grupo da frente foi alcançado por vários elementos que seguiam em perseguição. É nessa altura de o vencedor da etapa e Finlay Hawker (Bairrada) fugiram e lutaram e entre si pela vitória na etapa.
CINCO MINHOTOS NO TOP20
A luta pelos lugares seguintes foi tremenda. Entre o sexto e o 24.º classificada separaram-nos apenas 10s. No top10 ficaram José Moreira, Gonçalo Amaral e Daniel Moreira, enquanto Rafael Sousa (ACR Roriz) foi 13.º, Rafael Durães (ADRAP/Tensai) terminou em 14.º e João Martins (UC Trofa) foi 16.º. Samuel Guerra e Bruno Lopes ficaram no top20 e Paulo Fernandes (ACR Roriz) foi 27.º.
Luís Moreira, Leonardo Neves e Ricardo Gomes (CC Barcelos/AFF/Flynx/H.M. Motor/Segmento D´Época) terminaram no top35, assim que como Diogo Sousa (ADRAP/Tensai).
Andrey André (ACR Roriz) foi 56.º, o seu colega de equipa Rodrigo Rodrigues alcançou o 60.º lugar, Rodrigo Neves (CC Barcelos) foi 67.º, Rúben Benedito (ADRAP/Tensai) terminou na 72.º posição e Adrian Pacho fez o 91.º lugar.
DANIEL MOREIRA NO TOP3 NA JUVENTUDE E PONTOS
Primeira etapa concluída, de realçar o top3 alcançado por Daniel Moreira na Geral da Juventude e na Geral por Pontos, ele que venceu a Meta Volante na Meimoa e foi terceiro no Fundão. Na Geral da Montanha Daniel Moreira ocupa o quinto lugar.
Com as bonificações Daniel Moreira ocupa o sexto lugar da Geral Individual, José Moreira é oitavo e Gonçalo Amaral nono.
ADRAP/TENSAI E ACR RORIZ NO TOP5
Por equipas a equipa conjunta da ADRAP/Tensai e a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact fizeram top5.
A equipa composta por atletas de Penafiel e Viana do Castelo terminaram na quarta posição, com 31 pontos, gastando mais 2:47 que a equipa vencedora, a espanhola ElectroMercantil-Gr100.
A ACR Roriz foi quinta classificada, com 48 pontos e a 2:53m da vencedora. De salientar que as duas equipas terminam no top3 das formações portuguesas, apenas batidas pelo Bairrada.
O CC Barcelos foi 13.ª, atrás da Academia EFAPEL de Ciclismo (oitava) e UC Trofa (11.ª).
A segunda etapa realiza-se esta sexta-feira e será dividia em duas partes. De manhã os ciclistas têm uma prova de 73,5 quilómetros, entre Penamacor e o Sabugal.
Da parte da tarde realiza-se um Contrarrelógio Individual de 15,4 quilómetros, no Soito, localidade do Sabugal, com início às 16h.