“É um desafio diferente”, foi assim que Enzo Dias começou por comentar o seu ingresso no BC Barcelos, clube que parte para a época 2023/24 com o objetivo de lutar pela subida à Proliga.
O jogador de Braga, que fez toda a sua formação no GDAS, refere que é um desafio diferente porque “esta é a primeira vez que mudo de equipa e vou integrar a equipa Sénior”, mas salientou que “acho que vai ser muito interessante evoluir tanto dentro como fora de campo”.
O facto do BC Barcelos ter como objetivo a subida de divisão, pesou na tua decisão? “Sim, claro. Significa que temos de ser muito competitivos e que teremos de dar tudo… e é disso que gosto”.
Sobre o Campeonato Nacional da I Divisão, Enzo Dias referiu que “é um campeonato diferente da CNB2. O nível dos jogadores é diferente, são mais físicos e o jogo é mais intenso, mas penso que me vou habituar rápido”.
Enzo Dias já não vai encontrar o seu ex-colega de clube Miguel Peixoto no BC Barcelos, mas salienta que “já conheço alguns jogadores de jogar contra ou treinarmos juntos. Por isso, acho que nos vamos dar bem e me vou adaptar rapidamente”.
Falta uma semana para o início dos trabalhos, sentes algum nervosismo ou ansiedade? “Até que sim. Estou um pouco curioso/ansioso para ver como vai ser, mas acho que faz parte”.
Enzo Dias estreou-se recentemente na Seleção Nacional, representado Portugal no apuramento para o Campeonato da Europa de 3×3 em Sub-17. Sobre a experiência afirmou que “foi boa e é sempre um orgulho representar o país. O ambiente entre o grupo era muito agradável também. De resto, era um dos objetivos e é sempre bom saber que consegui atingi-lo. A parte ‘menos boa’ foi o facto de não termos conseguido o apuramento, mas senti que demos tudo, por isso…”.