Hélder Gonçalves (Kelly/Simoldes/UDO) esteve em grande plano na nona e penúltima etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que hoje terminou na Senhora da Graça, depois de uma viagem de 174,5 que começou em Paredes.
O ciclista de Barcelos integrou a fuga do dia, que se formou por volta do km50 e não mais a largou, apesar do grupo, que se iniciou com 32 ciclistas, ir perdendo elementos ao longo do caminho.
Hélder Gonçalves chegou a comandar a fuga por várias vezes e na duríssima subida à Senhora da Graça manteve-se ao lado de James Whelan, que atacou na parte final e cortou isolado a meta, e Delio Fernández (AP Hotels & Resorts-Tavira.SC Farense), que foi segundo.
O ciclista de Barcelos, que fez a sua formação da ACR Roriz, alcançou a terceira posição e o direito de subir ao pódio numa das etapas míticas na Volta a Portugal.
Com este resultado, Hélder Gonçalves subiu ao 10.º lugar da classificação geral.
CÉSAR FONTE ‘REI’ DA MONTANHA
Também César Fonte esteve, mais uma vez, implacável na luta pela defesa da Camisola as Bolinhas Azuis. O ‘imperador’ de Viana conquistou já a Camisola da Montanha, precisando apenas de terminar a Volta a Portugal, numa etapa que decorre na ‘sua’ Viana do Castelo.
Hoje César Fonte foi 14.º na Geral, e venceu o Prémio de Montanha (4.ª Categoria) em Gandra, em Velão (4.ª), foi segundo na Serra do Marão (1.ª) e terceiro no Barreiro (1.ª).
César Fonte parte para o Contrarrelógio de Viana do Castelo no 15.º lugar da Geral e o sétimo lugar no Combinado.
João Matias (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua) esteve muito ativo na primeira metade da nona etapa e foi terceiro na Meta Volante em Paredes. O ciclista de Barcelos, que venceu uma etapa nesta edição da Volta a Portugal e subiu à Torre vestido de amarelo, foi 80.º classificado na etapa de hoje e é 65.º na geral Individual.
O ciclista de Barcelos ocupa ainda o quinto lugar na Geral de Pontos.
Daniel Dias (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) cumpriu hoje a sua primeira subida à Senhora da Graça na Volta a Portugal e conquistou o 73.º lugar.
O ciclista de Gaia, que chegou a envergar a Camisola Branca nas primeiras etapas, cumpre assim mais um ‘sonho’ e prepara-se para concluir a Volta a Portugal no seu ano de estreia.
Daniel Dias ocupa o 71.º lugar da Geral Individual e é sexto na Juventude.
Viana do Castelo recebe este domingo a último dia da Volta a Portugal, um Contrarrelógio de 18,2 quilómetros, com início na parte baixa da cidade e chegada no alto de Santa Luzia.