Rodrigo Araújo, do Amigos da Montanha, sagrou-se Campeão Nacional dos 5000 metros Marcha em Sub-18, nos Campeonatos Nacionais de Juvenis de Pista ao Ar Livre, que decorreram o Estádio Manuela Machado, em Viana do Castelo.
O atleta de Barcelos travou uma luta intensa com Leandro Silva (ACDS João da Serra), mas foi mais forte na reta final e cortou a meta ao fim de 23:17:45 minutos, gastando menos cinco segundos que o atleta do Porto.
Este é já o segundo título nacional nos 5000 Metros Marcha que Rodrigo Araújo conquista esta época. Em janeiro venceu a prova de Estrada, que se realizou em Porto de Mós.
“A PROVA CORREU BEM”
O atleta de Barcelos mostra-se muito feliz pela conquista, que lhe pode abrir as portas para representar a Seleção Nacional nos Campeonatos da Europa de Sub-18, que se realizam em Israel.
Para Rodrigo Araújo “a prova correu bem”, mas salientou que “não foi do modo como eu tinha planeado porque o Leandro Silva deu-me muita luta, mas senti-me bem e apesar de nos termos estado a atacar um ao outro a corrida toda, tive sempre a sensação de estar no controlo mesmo quando não estava em primeiro a puxar”.
Partiste para esta prova com o objetivo de conquistar o título? “Claramente… Meti logo no tiro de partida um ritmo muito forte para me tentar isolar e ir para um tempo rápido, mas o Leandro arriscou e colou-se logo a mim. Eu continuei a puxar até perto dos dois quilómetros, sem tirar o pé do ‘acelerador’ para ver se o largava, mas ele não quebrou…”, lembra O atleta do Amigos da Montanha.
Quanto sentiste que a prova era tua? “Apenas nos últimos 100m porque só me consegui distanciar na entrada para a reta da meta, quando vi que ainda tinha mais uma mudança no ‘motor ‘depois das acelerações dele a 400m e a 200m para o fim”.
“SER CAMPEÃO NACIONAL NA ESTRADA E NA PISTA ERA UM DOS MEUS OBJETIVOS”
Rodrigo Araújo diz-se satisfeito com o trabalho realizado e o título… “Ser Campeão Nacional na Estrada e na Pista era um dos meus objetivos para este ano e estou feliz por isso”, disse o atleta do Amigos da Montanha, que salienta que “ainda tenho que trabalhar para ver se melhoro os meus tempos aos cinco e dez quilómetros esta época… e se for convocado, ainda vou querer tentar atacar um Top10 nos Campeonatos da Europa de Sub-18, em Israel”.
Afirmando que “ainda tenho muito trabalho pela frente”, Rodrigo Araújo comentou ainda os próximos desafios… “se for convocado para os Europeus esse será o meu próximo desafio competitivo. Se não for convocado, vou-me focar mais nos Nacionais de Sub-20”.
De qualquer das formas “tenho pela frente o desafio de melhorar a minha técnica e fazer todos os dias melhor do que no dia anterior”.