João Matias, da Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua, parte “confiante e ambicioso” para a 84.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que arranca quarta-feira em Viseu com um prólogo de 3600 metros.
O ciclista de Barcelos, um dos protagonistas da edição do ano passado, diz-se preparado e com vontade de ir para a estrada para “dar o meu melhor, estar na disputa das corridas e ajudar ao máximo a minha equipa”.
UM INCENTIVO CHAMADO DINIS
O ano passado, João Matias, que venceu duas etapas, dizia que tinha uma motivação extra, pois estava para nascer o seu filho Dinis. Como é este ano? “Este ano volto a ter um ponto a meu favor. Quem me conhece sabe que sou o tipo de pessoa e de atleta que dou valor a estas coisas e que me motivo com isso. Hoje o meu filho pode ver-me pela televisão e sei que ficará feliz por ver o pai a festejar, se for o caso”.
A Volta a Portugal de 2023 arranca com temperaturas altas, algo que João Matias considera que “torna a corrida mais dura e que nos abriga a ter mais atenção com a hidratação e alimentação”, mas confessa “eu até me dou bem com o calor e espero que não seja um fator contra o nosso desempenho”.
João Matias chega à Volta a Portugal a recuperar de uma queda sofrida há duas semanas na Vuelta a Castilla y Léon… “ainda tenho algumas dores, mas espero que não me limitem na Volta a Portugal”, até porque “chego a esta competição numa excelente forma física e com vontade de mar o melhor em cada etapa”.
“VOU DAR O MELHOR DE MIM”
Que João Matias podemos esperar este ano? “O que eu posso dizer é que, como sempre o faço, vou dar o melhor de mim em cada etapa e espero que isso corresponda em resultados positivos. Claro que o sucesso depende sempre de muita coisa, como os adversários, as sensações, etc”, disse o ciclista de Barcelos, que adiantou que “claro que gostaria de vencer uma etapa e estar na disputa das classificações, de ajudar a equipa ao máximo”.
Alguma etapa que te agrade mais este ano? “Há várias etapas em que posso fazer, tal como o Leangel Linarez, alguma diferença. É o caso do Prólogo e das quatro primeiras etapas, que, à partida, serão disputadas ao sprint. Aí poderei jogar as minhas cartas e em termos de equipa poderemos fazer um brilharete”.
Já nas etapas de montanha “a minha preocupação passa por ajudar os meus colegas mais talhados para essas funções e chegar dentro do tempo limite à meta”.