João Garcia, vimaranense que alinha no Sabor do Norte/BilaBiker´s RacingTeam, foi o grande vencedor do 6.º BTT XCO Tesouros do Ave, quinta etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO.
O ciclista de Guimarães assumiu a liderança da corrida, praticamente, na primeira volta e percorreu as seis voltas ao circuito em 1:07 horas.
Dinis Vieira, ciclista de Amares que representa a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, alcançou a segunda posição, gastando mais três minutos que o vencedor. O seu colega de equipa Dinis Silva foi terceiro classificado.
Com os resultados de domingo a luta pelo título fica ao rubro. Dinis Vieira mantém-se na liderança, com 118 pontos, mas João Garcia aproximou-se (105).
No final da corrida João Garcia mostrou-se feliz pela conquista e diz-se motivado e com vontade para lutar até ao fim pelo título de Campeão do Minho.
Sobre a prova referiu que “consegui isolar-me logo na primeira volta, já tinha a estratégia da corrida planeada e correu tudo bem. Consegui ganhar isolado e saio daqui com boas sensações”.
É uma vitória saborosa? “muito saborosa. Desde o ‘Nacional’ que tenho tido boas sensações. Em Paredes de Coura consegui ficar muito perto do objetivo e depois foi continuar a trabalhar. Tenho andado bem, com boas sensações e desta vez conseguir ganhar”
Sobre a pista do circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave, João Garcia afirmou que “é uma pista que eu gosto. Sobe bastante e que se adequa às minhas características”.
Quanto ao futuro… “no próximo fim de semana temos mais uma prova do Campeonato do Minho. O meu objetivo é voltar a vencer e assim manter-me na luta pela Camisola. As contas estão um pouco apertadas, mas nada está perdido. Vou tentar fazer o meu melhor e vencer as corridas que faltam e depois é só esperar”.
1.º João Garcia (Sabor do Norte/BilaBiker´s RacingTeam)
2.º Dinis Vieira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
3.º Dinis Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde)
4.º Afonso Faria (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling)
5.º Miguel Lopes (DOMARSA/Santa Cruz/Bicicastro)
6.º Pedro Silva (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cyclin