“Desejo que a edição deste ano constitua um novo marco na história do desporto da região, na história da Associação de Ciclismo do Minho e também na história (e memória) da freguesia de Azurém”, foi assim José Castro Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Azurém, começou por abordar a 33.ª edição do Grande Prémio do Minho, que arranca esta sexta-feira.
Azurém, em Guimarães, é o palco da primeira etapa, que tem extensão de 106,2 quilómetros e conta com duas metas volantes (Município de Fafe e Tradição e Prestígio) e dois prémios de montanha (Vieira do Minho e Gonça) ambas de 2.ª categoria.
À partida para a quinta edição do GP Minho versão Juniores vão alinhar 162 ciclistas (de 12 nacionalidades) em representação de 27 equipas – 14 portuguesas, 12 espanholas e uma de francesa.
“É UMA HONRA RECEBERMOS UMA DAS MAIS PRESTIGIADAS PROVAS DO CALENDÁRIO VELOCIPÉDICO NACIONAL”
Em Azurém tudo foi preparado ao pormenor para receber a etapa de abertura do GP Minho, até porque, como referiu José Castro Antunes: “é uma honra recebermos, pelo segundo ano consecutivo, uma das mais prestigiadas provas do calendário velocipédico nacional”.
Depois do êxito que foi a etapa de Azurém no ano passado, quais as expetativas que tem para este ano? “Em 2022, cumprimos os objetivos delineados e, este ano, estamos muito confiantes em reforçar os índices de afirmação, de prestígio e de reconhecimento que tivemos na nossa freguesia no ano passado”, disse José Castro Antunes, que adiantou que “o Ciclismo é uma modalidade que as pessoas gostam, sentem um carinho especial e Azurém só podia responder afirmativamente quando a Associação de Ciclismo do Minho escolheu Guimarães para iniciar o 33º Grande Prémio do Ciclismo”.
“PROJETAR A IMAGEM DE AZURÉM ENQUANTO ‘FREGUESIA AMIGA DO DESPORTO'”
Azurém repete a partida e chegada de uma etapa, que é, no entanto, muito diferendo do ano passado. José Castro Antunes considera que “este é um evento que vai promover o nosso território e projetar a imagem de Azurém, enquanto ‘Freguesia Amiga do Desporto’. Vamos receber centenas de pessoas, o que irá dinamizar a economia de Azurém, à semelhança de outros eventos já realizados no nosso território” e salientou que “Guimarães é uma cidade com história, património, vida cultural e uma programação desportiva muito intensas e Azurém, dentro do seu âmbito de ação, procura acompanhar esse paradigma. Como resultado desta simbiose, é com muita honra e muito orgulho que vejo a população reconhecer a freguesia de Azurém como a Capital do Ciclismo no concelho de Guimarães”.
Qual o seu grande desejo para a etapa desta sexta-feira? “Desejo que a edição deste ano constitua um novo marco na história do desporto da região, na história da Associação de Ciclismo do Minho e também na história (e memória) da freguesia de Azurém! Somos um concelho acolhedor, familiar, com pessoas que gostam e que sabem receber! É isso que vamos fazer esta sexta-feira – e sempre que a nossa freguesia for convidada para grandes eventos, como é o caso do Grande Prémio do Minho, em bicicleta”.
RESUMO DA ETAPA
Azurém – Azurém, 106,2 kms
Partida: 14h – Rua 24 de Junho (Azurém – Guimarães)
Chegada: 16.57h – Rua 24 de Junho (Azurém – Guimarães)
Metas Prémio da Montanha
Vieira do Minho (2.ª categoria) – Km 60,7 (melhor horário: 15.45h) – MM PAVIMOGEGE
Gonça (2.ª categoria) – Km 97,5 (melhor horário: 16.43h) – MM PAVIMOGEGE
Metas Volantes
Município de Fafe – Km 12,3 (melhor horário: 14.29h) – MV AUTO TERROR PREMIUM AUTOMOTIVE
Centro Ciclismo do Minho – Km 88,0 (melhor horário: 16.28h) – MV TRADIÇÃO & PRESTÍGIO