BASQUETEBOL

André Freitas assume Sub-14 feminino no Famalicense: “vai ser desafiante”

André Freitas vai assumir a equipa de Sub-14 feminina do Famalicense, equipa que deu os primeiros passos este ano e já participou no Torneio de Encerramento da Associação de Basquetebol de Braga.

Jogador da equipa de Sub-23 do Famalicense e fruto da Formação do clube, André Freitas vai continuar ainda à frente da equipa de Sub-12, que este ano chegou à Final 6 do Torneio Prof. Mário Costas

André Freitas mostra-se entusiasmado e muito motivado com os novos desafios e acredita que na captação de meninas para reforçar a equipa e as ambições do clube no Basquetebol feminino.

“Na equipa de Sub-14 feminino temos pela frente um grande desafio. Temos qualidade, mas falta-nos a quantidade. Estamos a trabalhar no sentido de trazer mais meninas para a equipa. Tenho a certeza de que isso não será um obstáculo e que vamos captar o máximo de miúdas possível para termos uma equipa com uma base sólida”, começou por afirmar o jovem treinador do Famalicense.

De resto, o Famalicense tem agendados treinos abertos para a equipa de Sub-14 feminina, que se realizam às segundas, quartas e sextas-feiras no Pavilhão Municipal de Famalicão.

ANDRÉ FREITAS MANTÉM-SE À FRENTE DOS SUB-12

André Freitas vai continuar ainda à frente dos Sub-12 depois de ter feito, como salienta o clube, “uma excelente época, com o notório crescimento dos atletas e a presença na Final 6 do Torneio Prof. Mário Costa”.

“Nos Sub-12 temos imensos miúdos, qualidade também existe. O objetivo é ensinar cada atleta da melhor forma possível e ver a evolução no final da próxima época”.

Como te sentes ao treinar uma equipa de Minibasquetebol? “Sinto-me ansioso, é uma equipa com bastante qualidade e, por isso, exige treinos mais intensos”, disse o André Freitas, que considera que o grande desafio ao treinar uma equipa de Minibasquete “é mesmo esse, dar intensidade com tantos miúdos neste escalão. Felizmente já conto com a colaboração de outro treinador que me irá ajudar a fazer esse trabalho”.

Sentes que, sendo tu jogador da equipa de Sub-23, eles te veem como uma referência? “Penso que sim… Mas acho que serei mais uma referência por ter passado por tudo aquilo que eles estão a passar. Já estive no lugar deles, no mesmo campo, com o mesmo coordenador, na mesma competição. Dentro das quatro linhas, eu percebo o que eles sentem, seja relacionado com Basquetebol ou não e acho que esse será o meu maior contributo como treinador de Formação”.

“É UMA DAS MINHAS PAIXÕES”

Como surgiu a oportunidade de treinares? “Surgiu quanto tive a lesão no joelho e estava impedido de jogar. Comecei por ajudar no Minibasquete e desde aí que é uma das minhas paixões”, disse André Freitas, que garantiu que “estou a adorar a experiência, é muito gratificante ver os atletas evoluírem semana a semana”.

E como é conciliar os treinos do André jogador e treinador? “É um desafio diário… mas quando, realmente, se gosta do que se faz não há o que correr mal. Facilita também a empatia e capacidade de compreensão da parte da direção e do meu treinador”.

André Freitas entrou para o Basquetebol muito cedo… “Tinha sete anos e sempre foi o meu desporto. A família sempre foi muito ligada a esta modalidade e, portanto, cresci a respirar Basquetebol”.

André Freitas vai para o seu segundo ano como treinador. Este como responsável pela mais recente aposta do clube, as Sub-14 femininas, e os Sub-12.

Entretanto, o Famalicense confirmou já João Ferreira como treinador dos Sub-12 B, enquanto Pedro Araújo vai estar à frente dos Sub-18, Já Gonçalo Gorito, que este ano assumiu a equipa de Sub-14 feminina, vai ser o treinador-adjunto dos Sub-18, onde vai trabalhar com Rui Campos.

Filipe Ribeiro vai ser o adjunto dos Sub-16, que este ano tem como treinador Aníbal Salgado.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...