“O balanço é super positivo”, é assim que Manuel Sousa, treinador do CARTaipense, classificada a participação da sua equipa na Fase Final do Campeonato Nacional de Infantis femininos de Voleibol.
A equipa das Taipas terminou o ‘Nacional’ com a medalha de bronze e o sentimento “do dever cumprido” como disse Manuel Sousa, que garante que “não se podia pedir mais a este grupo de trabalho. Foi inexcedível na entrega, no empenho e no trabalho que realizou durante toda a época”.
A DERROTA COM O MADEIRA TORRES
Na Fase Final, o CARTaipense defrontou o Dumiense, Madeira Torres e Benfica, perdendo apenas um jogo…
“Depois de ganhar ao Dumiense, sabia que o segundo jogo iria ser muito complicado. Já tinha visto o Madeira Torres a jogar e percebi que iriamos ter muitas dificuldades. Entramos mal no jogo, estivemos a perder por 7-0. Depois equilibrados e conseguimos mesmo passar para a frente. Foi um set intenso e perdemos por 26-24. Foi um set decisivo. Se tivesse caído para nós, talvez o jogo tivesse sido diferente”.
A experiência de estar nestas Fases Finais foi decisivo no jogo? “Isso, com certeza, que ajudou. Nós estamos a começar agora a marcar presença nestas fases e todos percebemos que podemos ir a mais Fase Finais”, disse Manuel Sousa, que adiantou que “temos de dar o mérito ao Madeira Torres. Tem uma boa equipa e encarou o jogo de outra forma, sem tanto nervosismo”.
“TERMINAR NO PÓDIO JÁ É MUITO BOM”
Afirmando que “terminar no pódio já foi muito bom”, o treinador do CARTaipense explicou que “claro que estando na Fase Final queremos sempre mais, todos querem ganhar, mas só ganha um. Depois de perdermos com o Madeira Torres focamo-nos no terceiro lugar, entramos com tudo no jogo e conseguimos terminar no pódio”.
Foi um jogo fácil? “Não, aliás nós sabíamos que não ia ser um jogo fácil. O Benfica era uma equipa complicada, mas as minhas miúdas começaram muito bem e foram dominadoras no primeiro e segundo set. O terceiro não foi tão conseguido, mas conseguimos vencer. Foi a ‘cereja no topo do bolo’ possível”, disse Manuel Sousa.
O treinador do conjunto das Taipas refere que “elas estão de parabéns. Estou super orgulhoso delas, superaram-se, trabalharam imenso e deram o seu melhor”.
DUAS DERROTAS EM MAIS DE 70 JOGOS
O CARTaipense termina a época desportiva com duas derrotas em mais de 70 jogos realizados… “Durante toda a época perdemos dois jogos. Com o Esmoriz na Fase Regular do Campeonato Nacional e com o Madeira Torres nas meias-finais da Fase Final. Não podia pedir mais a estas jovens, que têm 13 anos. Fizeram uma época espetacular”, referiu Manuel Sousa, que lembrou que “na Fase Regular tivemos imenso trabalho. Ficamos numa série muito complicada, mas elas foram inexcedíveis e terminamos em primeiro”.
A maior parte da equipa sobe agora ao escalão de Iniciados e Manuel Sousa sente que “poderemos fazer mais um brilharete. Claro que depende sempre do trabalho que fizermos, mas temos condições para fazer uma boa época”.
Na hora de festejar, Manuel Sousa não esqueceu “o apoio que tivemos por parte de todos” e agradeceu “o apoio e ajuda do treinador das Seniores, João Paulo Pereira, nesta Fase Final. Foi uma grande ajuda”.
