“A época já começou há algum tempo, com a Taça de Portugal, que não me tem corrido muito bem. Por isso, chegar aqui e ganhar a corrida é muito bom”, foi assim que Pedro Fernandes, ciclista de Guimarães que corre como individual, começou por comentar a sua vitória do 19.º BTT DHI Armil, primeira prova da época do Campeonato do Minho de BTT Downhill, que decorreu domingo na mítica pista do Monte de São Salvador, em Armil.
O ciclista vimaranense travou uma luta renhida com Filipe Silva, da Bike House DH Team/Guimarães, na prova que marcou o regresso do Downhill a Armil. Os dois ciclistas fizeram as descidas mais rápidas e ‘fulminaram’ os tempos realizados pelos restantes ciclistas.
Na descida final, Pedro Fernandes fez o tempo de 2:18.46 minutos, batendo o, então melhor tempo da pista, de Filipe Silva (2:20.28m).
Pedro Fernandes considera que “a prova correu muito bem” e, por isso, “saio daqui muito satisfeito pelo que consegui fazer”.
Sobre a pista afirmou que “Armil é reconhecidamente uma pista exigente, dura. Com as mudanças que sofreu ficou espetacular e deu-me um tremendo gosto de descer esta pista, de fazer parte deste regresso de Armil às provas de DHI”.
Com esta vitória pode dizer, que o Pedro Fernandes está na luta pelo título? “Não posso dizer que conquistar a camisola de campeão é o meu grande objetivo. Não sei se conseguirei estar em todas as provas. O que posso dizer é que é sempre bom ganhar e ganhar aqui foi muito bom. Se no final tiver os pontos necessários para conquistar a camisola tanto melhor”.
FILIPE SILVA E IVO TEIXEIRA NO PÓDIO
Filipe Silva e Ivo Teixeira, ambos da Bike House DH Team/Guimarães, garantiram o pódio na primeira prova do Campeonato do Minho.
O Campeão do Minho em título esteve na discussão da prova e terminou na segunda posição, a pouco mais de um segundo do vencedor.
Ivo Teixeira foi o terceiro mais rápido na melhorada pista de Armil (2:21,78).
Vasco Vasconcelos, ciclista de Esposende que alinha na Evo Racing Team, terminou em quarto a menos de três segundos do pódio.
No top 10 da categoria Elites/Sub-23 ficaram ainda Duarte Baptista (Bike House) e Diogo Cunha (Individual). O regressado Diogo Pereira (Bike House) foi 11.º classificado, João Rodrigues (CC Monção) 12.º e Ricardo Castro (Bike House) 13.º.