BASQUETEBOL

Ricardo Lajas (BC Barcelos): “quem está na final é para ganhar”

O BC Barcelos inicia este sábado, pelas 21.15 horas, no recinto da AD Sanjoanense, a luta pelo título de Campeão Nacional da I Divisão feminina de Basquetebol e consequente subida de divisão.

O jogo não se apresenta fácil, mas o BC Barcelos parte confiante e muito motivado para esta fase decisiva. Ricardo Lajas, treinador do BC Barcelos, refere mesmo que “quem está na final é para ganhar e, neste caso, para ser Campeão Nacional”.

Por essa razão, o jogo deste sábado apresenta-se como o mais importante… “Esse sempre foi o nosso lema. O mais importante é sempre o próximo jogo, neste caso, o de amanhã em São João da Madeira. Para sermos Campeões temos de vencer dois jogos, mas é sempre bom começar a Fase Final com uma vitória…”.

Ricardo Lajas referiu que “a competição está organizada desta forma e, supostamente, é para ser uma vantagem para o melhor classificado, mas é uma vantagem encapuçada. Vencer o primeiro jogo dá sempre outra confiança, mas a jogar fora de portas é mais complicado”.

O BC Barcelos sentiu essa pressão na meia-final? “Sim, começamos com uma derrota e isso trouxe-nos maior pressão. É verdade que a eliminatória mostrou-nos que somos capazes de jogar e bem sobre pressão e conseguimos duas vitórias categóricas, o que nos dá mais confiança para esta final”.

Afirmando que “partimos para este primeiro jogo com o intuito de ganhar”, Ricardo Lajas salientou que “seja qual for o resultado de amanhã, não nos vai desviar do objetivo de ganhar em casa e fazer a festa na nossa casa”.

Que ideia tem desta AD Sanjoanense? “É um adversário complicado, composto por atletas muito experientes, que têm um bom nível de Basquetebol. Eles trocaram de estrangeira e foram buscar uma atleta que conhece bem o Basquetebol português. É uma equipa com valor”, disse Ricardo Lajas, que adiantou que “antevê-se um jogo muito equilibrado entre duas equipas que querem ganhar. Vai ser, com certeza, um bom espetáculo e quem for ao pavilhão não vai ficar desiludido”.

Qual pode ser a grande vantagem do BC Barcelos nesta final? “O fator casa… Depois em termos de jogo, podemos dizer que temos vindo a crescer ao longo da época e estamos, se calhar, na melhor fase. Claro que já há algum cansaço, mas hoje somos uma equipa mais madura, mais competente e, felizmente, foram poucas que sentimos o sabor amargo da derrota. Essa dinâmica de vitórias dá-nos outra confiança e motivação para o que falta”.

O que falta… é o título e a subida? “Tem de ser, quem está na final, quer de um lado, quer do outro, não pode aspirar a outra coisa senão á vitória final e ao título. Caso contrário não estaríamos aqui”, disse Ricardo Lajas, que referiu que “mesmo que esse não fosse o objetivo inicial, agora não temos outro”.

O treinador do BC Barcelos lembra que “o primeiro grande objetivo da época era assegurar a manutenção. Este objetivo da subida começou a ganhar forma conforme foram aparecendo os resultados… Até que a determinada altura se colocou a questão: porque não? E aqui estamos nós na fase decisiva a lutar pela subida, que será um prémio pelo trabalho das atletas, da equipa, do staff, do clube e dos adeptos”.

De resto, esta luta da equipa feminina do BC Barcelos tem exaltado os adeptos e os atletas da Formação… “No fim de semana vimos as atletas dos escalões da Formação a festejar, a abraçar e a pedir autógrafos aos seus ídolos. Foi algo espontâneo, mas que mostra bem da união que existe no clube”.

“Mais importante que subir ou ser Campeão Nacional, é tudo isto que se está a viver no clube, este sentimento de pertença ao BC Barcelos, de orgulho e união. É sentir que esta equipa está a ser uma inspiração para as nossas crianças”, disse Ricardo Lajas, que confessou que “foi emocionante ver tudo isto no fim de semana”.

Para o encontro de amanhã, Ricardo Lajas conta com a quase totalidade da equipa… “Apenas a Tânia está fora de jogo… Devido ao seu historial de lesões ela deve terminar a carreira, mas terá outros papeis fundamentais mesmo na equipa Sénior. É a minha adjunta e uma fonte de inspiração”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...