José Dias, ciclista de Barcelos que alinha na Buff-Megano Team, sagrou-se esta tarde Campeão Nacional de Maratonas em Elites, num Campeonato Nacional de BTT XCM que decorreu em Castro Daire. Carlos Cruz e Leandra Gomes, da SAERTEX Portugal/Edaetech, subiram ao terceiro lugar do pódio.
José Dias, que em 2021 subiu ao pódio no Mundial de Maratonas, percorreu os 100 quilómetros com 3200 metros de acumulado da Maratona Longa em 4:17:48 horas, deixando na segunda posição Tiago Ferreira (DMT Racing Team) a mais de 10 minutos.
CARLOS CRUZ NO PÓDIO
Carlos Cruz, que entrou para o BTT em 2019, foi a grande surpresa do Campeonato Nacional ao conquistar a terceira posição. Carlos Cruz fez a prova em 4:31:40 horas e impôs-se na reta final a Bruno Sancho.
Luís Ferreira, bracarense que alinha no BTT Seia, foi quinto classificado e Luís Moura (SAERTEX) foi sexto. O top 10 ficou completo com o povoense Davide Machado (BTT Seia).
No top20 ficaram ainda Diogo Graça, Vítor Melo e Pedro Pereira (SPAC), Hélder Laranjeira (Bombos S. Sebastião/ LusoPrint/ Monçãobike) e Tiago Amorim (SAERTEX). Ivan Sá (Bombos S. Sebastião) foi 21.º.
LEANDRA GOMES TERCEIRA
Em femininos, o destaque vai para Leandra Gomes (SAERTEX) que garantiu o terceiro lugar do pódio ao percorrer os 78 quilómetros com acumulado de 2530 metros em 4:47:41 horas.
A ciclista da Póvoa de Lanhoso gastou mais 18 minutos que a vencedora Melissa Maia (Korpo Activa). A sua colega de equipa Ana Tomás foi quarta classificada.
Ilda Pereira, vimaranense que no BTT alinha no Kortpo Activo, fechou o top5, enquanto Marlene Gonçalves (ECMP Barca) terminou na nona posição.
A SAERTEX Portugal/Edaetech termina o Campeonato Nacional de Maratonas com o segundo lugar por equipas. A formação de Viana do Castelo somou 10 pontos, tantos quantos o Korpo Activo, que acaba por subir ao primeiro lugar do pódio graças à vitória em Elites femininas.
A SPAC terminou na quarta posição e o Bombos S. Sebastião fez sexto lugar.
CARLOS CRUZ: “ESTOU MUITO CONTENTE, NÃO ESTAVA DE TODO À ESPERA”
“Estou muito contente, não estava de todo à espera”, foi assim que Carlos Cruz, atleta que trocou o Remo pelo BTT há pouco mais de quatro anos, comentou a conquista da sua primeira medalha no Campeonato Nacional de Maratonas BTT.
Carlos Cruz consideras que “a prova correu bem. As coisas foram-se desenrolando positivamente e acabei em terceiro”.
Quando te apercebeste que podias chegar ao pódio? “Só percebi que estava a lutar por uma medalha quando apanhei o quarto e terceiro classificado, faltavam cerca de 30 quilómetros para e meta”, disse o ciclista de Viana do Castelo, que adiantou: “depois foi acreditar e não cometer erros… e ser confiante”.
Como te sentes? “Estou muito contente. Não se estava de todo à espera que acontecesse este fim de semana”.