Os Say Yes estão determinados em surpreender no Campeonato da Europa de Show e Precisão, que decorre entre esta quinta-feira e domingo no Pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes.
A formação que começou como Quarteto Sénior masculino, chega ao Europeu deste ano com quatro equipas de categorias diferentes: Quartetos Seniores, Precisão Júnior, Precisão Sénior e Grupos Pequenos, e mostra-se ambiciosa.
Joana Magalhães, treinadora dos Say Yes, acredita na potencialidade e no valor das quatro equipas, apesar das dificuldades que algumas tiveram para se preparar para o Europeu.
Os Say Yes cresceram, as responsabilidades também? “Nós de facto temos uma responsabilidade enorme e sentimos esse peso e essa responsabilidade porque somos a formação portuguesa com mais equipas a competir no Campeonato da Europa. Temos um Quarteto Sénior, uma equipa de Pequenos Grupos, uma Precisão Júnior e uma de Precisão Sénior. Relativamente ao ano passado temos mais a Precisão Júnior”.
Como foi a preparação? “Obviamente que com um calendário rigoroso que temos a preparação das equipas não é a perfeita, não é a ideal, não é de todo a expectável. Foram muitos fins de semana com provas, desde Opens a Campeonatos Regionais. Os Say Yes têm atletas do norte ao sul do país e já de si, em condições normais, é complicado gerir 40 atletas, imagine com os fins de semana entre o Campeonato Nacional e o Campeonato da Europa bloqueados com os Opens e os Distritais. Foi muito complicado, mas acredito que o espírito que une os Say Yes vai muito além e acredito que somos capazes de fazer boas provas e de fazer, queremos muito que os portugueses tenham orgulhos dos Say Yes e entendam que levamos o Show e a Precisão muito a sério”.
Quais são os objetivos e que podem as quatro equipas apresentar neste Europeu? “Quanto às equipas, começou pelo Precisão Júnior. Uma equipa caloira, em que todos os atletas se estão a estrear na Precisão e, claro, no Campeonato da Europa. É uma equipa extremamente jovem, composta, na sua maioria, por Iniciados e Cadetes, e acredito que vão longe porque têm um compromisso ao projeto incrível. O objetivo para este ano é fazer uma prova limpa, por saíram de lá felizes com o que alcançaram”.
Quanto à Precisão Sénior, que é a última a entrar em prova, “é composta por atletas muito experientes, mas que tivemos alguns problemas na sua preparação porque são atletas no ativo e que participam nos Campeonatos Nacionais e Distritais. Acredito que a experiência dos atletas será uma mais-valia e vai ajudar a ultrapassar as dificuldades que tivemos neste último mês. Eles têm um sentido de responsabilidade muito grande e estou muito confiante no trabalho deles”.
Depois há a equipa de Pequenos Grupos… “É uma equipa muito especial. São atletas muito carismáticos, foram escolhidos a dedo para integrar a equipa. Uma coreografia fabulosa feita pelo treinador internacional, o Xavi. Foi inovador a nível nacional, mas com um sentimento e carga emocional muito grande. Acredito que amanhã vão emocionar o pavilhão novamente. A preparação desta equipa foi fabulosa, estão com passagens de esquemas muito boas e acredito que vão orgulhar os portugueses amanhã”.
Por fim o Quarteto Sénior… “Para mim a melhor coreografia de sempre, tiveram um Campeonato Nacional esplendido, estou super orgulhosa da prova deles. Melhoramos para o Europeu. O nosso objetivo passa por cumprir aquilo a que nos propomos. Não perdemos tempo com as condicionantes que não dependem de nós. Quero apenas que os rapazes entrem em pista, focado, com muita energia porque é uma coreografia complexa, mas eu sei que vão conseguir”.