“Este fim de semana o nosso objetivo passa sermos Campeões Nacionais. A equipa fez um trajeto irrepreensível até aqui e vai lutar com todas as suas forças para conseguir mais este feito para o clube” foi assim que Óscar Barros, coordenador do Voleibol do SC Braga, abordou a participação da equipa na Fase Final do Campeonato Nacional de Juniores B (Sub-21) femininos de Voleibol.
A Fase Final realiza-se no Pavilhão da EB 2.3 de Gualtar e pela frente o SC Braga tem o CN Ginástica, única equipa que conseguir ganhar um jogo ao SC Braga, o CA Levada (Madeira), oriundo no ‘Nacional’ da B1 e o VC São Miguel (Açores).
O SC Braga chega a esta fase com um total de 23 vitórias em 24 jogos realizados. Tendo perdido por 3-2 com o CN Ginástica já na 11.ª jornada da segunda fase.
Óscar Barros salienta “o excelente trajeto que a equipa fez esta época” e recorda que “é uma equipa formada por atletas de várias origens, tendo como principal base o SC Braga, e com uma grande diferença de idades entre elas. Mas o trajeto delas em termos competitivos foi fantástico e elas querem muito dar continuidade a esse bom trabalho”.
Sobre a Fase Final, o coordenador do SC Braga referiu que “esta é uma Fase Final diferente, muito exigente. Vai ser uma competição em que todos os jogos contam, todos os pontos, os sets. Tudo vai ser muito importante para decidir este Campeonato Nacional”.
Quanto aos adversários… “Não conheço bem a equipa dos Açores, mas sei que vamos defrontar duas equipas muito fortes. O CN Ginástica, que é o Campeão em título, e foi a única equipa que nos venceu este ano”, disse Óscar Barros, que adiantou: “o CA Levada é uma equipa a ter em consideração. É bastante competitiva. Adivinha-se uma competição muito intensa e competitiva”.
Óscar Barros tem consciência que os adversários olham para o SC Braga como um dos grandes favoritos, pela campanha que realizou… “Não vamos arranjar argumentos para tirar responsabilidade do SC Braga. A verdade é que queremos vencer, a nossa vontade é vencer”, mas “temos de ser realistas com o cenário que vamos encontrar. Estamos preparados para a luta, vamos tentar potenciar os nossos pontos fortes e explorar os pontos fracos dos adversários para sairmos desta Fase Final vitoriosos. Mas também sabemos que vamos encontrar adversários muito fortes e que têm os mesmos objetivos do que nós”.
O grande objetivo é conquistar o título? “O nosso grande objetivo é continuar a fazer aquilo que temos vindo a fazer e que passa por potenciar o maior número de jogadoras para ingressarem na equipa Sénior. Quanto a este fim de semana, claro que a meta é sermos Campeões Nacionais”.
O facto de jogarem em casa é um ponto a favor ou uma responsabilidade? “Jogar em casa é sempre bom. Vamos jogar onde treinamos e no Voleibol, que é uma modalidade técnica, isso é muito importante. Quanto à responsabilidade não pensamos nela. Pensamos em fazer aquilo que sabemos e, se possível, com grande qualidade. Queremos por o nosso Voleibol em campo e lutar por cada ponto, por cada set e pela vitória”.
Como sentiu as atletas esta semana? “Vi-as muito focadas, muito concentradas e com uma grande vontade de iniciar esta Fase Final e de a vencer”.
PROGRAMA DE JOGOS
Hoje
18h: SC Braga – VC S. Miguel
21h: CN Ginástica – Levada
Dia 29
15h: CN Ginástica – VC S. Miguel
19h: SC Braga – Levada
Dia 30
15h: VC S. Miguel – Levada
18h: SC Braga – CB Ginástica