Diogo Pereira, da Bike House DH Team/Guimarães, é o Campeão do Minho de Downhill na categoria de Juniores. O ciclista de Urgezes, que está no seu primeiro ano de Juniores, termina o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision com um total de 750 pontos, mais 28 que Rui Freitas.
“Estou muito feliz por conquistar o título de Campeão do Minho”, disse Diogo Pereira, que confessou que “é uma conquista que eu não estava nada à espera para esta época”.
Diogo Pereira chegou à última prova, disputada a semana passada em Prozelo, Arcos de Valdevez, na luta pelo título com Rui Freitas (ciclista de São Torcato que corre como Individual), depois de ter terminado as três provas anteriores na segunda posição e ter ainda pontuado nas mangas de qualificação. Para conquistar o título Rui Freitas teria de ganhar as duas mangas… o que acabou por não acontecer e Diogo Pereira, que venceu a manga de qualificação e fez segundo na descida final viu confirmado o título…
“É claro que o primeiro lugar é sempre o objetivo, mas ficar em segundo lugar nas provas já foi muito bom e permitiu-se conquistar o título”.
“SAGRAR-ME CAMPEÃO DO MINHO É BASTANTE MOTIVADOR”
Afirmando que “sagrar-me Campeão do Minho é bastante motivador”, Diogo Pereira garante que “é uma motivação extra para trabalhar mais e melhor e tentar, no próximo ano, alcançar outros objetivos ainda maiores”.
Diogo Pereira está no Downhill há dois anos, quando entrou como Cadete para a Bike House DH Team/Guimarães, mas o gosto pela adrenalina já vem de longe…
“O meu gosto pelo Downhill vem de pequeno…”, disse o ciclista de Guimarães, que lembrou que “eu sempre gostei muito de Motocross, mas como em Guimarães não há muitas condições para prática desse desporto procurei algo que pudesse substituir as sensações que proporcionava e foi ai que o Downhill entrou na minha vida e o gosto foi sempre crescendo”.
“COMECEI NA BIKE HOUSE E NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER A AJUDA”
“Este é o meu segundo ano na Bike House, foi lá que comecei a fazer provas e não tenho palavras para descrever a ajuda que me dão e tudo que me proporcionaram. Estou imensamente agradecido”, referiu.
Diogo Pereira vai continuar a envergar as cores do clube de Guimarães em 2022: “é onde me sinto bem e nunca pensei em deixar a Bike House”.
O DHI é um desporto de emoções fortes e muitos sustos… “Sim e já apanhei bastantes sustos, mas até à data só tive uma lesão que resultou de umas fraturas nos ossos do rosto”, mas “isso faz parte e é com os erros que se aprende. De resto, ando e aconselho sempre o uso de proteções para se fazer este desporto”.
DOWNHILL E ESTUDOS
Diogo Pereira, de 17 anos de idade, divide a paixão pelo DHI com os estudos e confessa que nem sempre é fácil conciliar as duas coisas: “há momentos em que é um pouco difícil conseguir conciliar o tempo para cada coisa, mas nunca foi algo com que eu me preocupasse tanto”. De resto: “penso muito no aproveitar agora porque no futuro ninguém vai aproveitar por mim”.
Diogo Pereira e o Downhill estão agora de ‘férias’, mas o ciclista de Urgezes salienta que “na verdade não estou totalmente parado”, mas “em breve começarei a fazer treinos mais intensivos para arrancar bem a próxima época”.