
“Os atletas estão confiantes e com muita vontade de participar e de jogar esta Fase Final”, foi assim que Julião Bastos, treinador dos VC Viana, começou por abordar a Final 8 do Campeonato Nacional de Juvenis masculinos de Voleibol, que arranca amanhã em Viana do Castelo.
O VC Viana inicia a sua participação às 21 horas frente ao AC Albufeira, no Pavilhão de Santa Maria Maior. Julião Bastos sente que os atletas “estão ansiosos que começa a prova e com muita vontade de participar na Fase Final. Esta equipa trabalha junta há três anos e, apesar de ter estado na luta pelo apuramento às Fases Finais – nos últimos dois não chegou à Final 8 por muito pouco -, só agora conseguimos atingir esta fase e queremos muito disputá-la
Como sentiu os jogadores nestes últimos dias? “Treinamos ontem e eles estavam muito motivados e focados. Nós confirmamos a presença na Fase Final há pouco, mas há já algum tempo que os resultados nos deixavam antever que este ano chegaríamos aqui, por isso, fomo-nos preparando para este momento. A expetativa é estar no nosso melhor para disputar todos os jogos”.
A Fase Final joga-se em Viana do Castelo, no pavilhão onde jogam e treinam, isso é importante? “Sim, é sempre importante jogar em casa, mas não é um fator decisivo. Vamos jogar com o nosso público a apoiar, mas teremos de dar o máximo dentro do campo para vencer os jogos”.
Quanto ao título de Campeão Nacional, Julião Bastos afirmou que “conquistar o título de Campeão Nacional seria importante para nós. Não somos os favoritos, mas a equipa trabalhou muito para chegar aqui” e adiantou que “realizar esse ‘sonho’, essa nossa vontade seria importante e o culminar do trabalho feito nos últimos três anos”.
Afirmando que “o nosso grande objetivo era chegar a este patamar”, o treinador do VC Viana salientou que “agora o que vier será bem vindo. Claro que vamos trabalhar, com empenho e seriedade para conquistar o melhor resultado possível…”.
Nesta fases o primeiro jogo é sempre o mais importante? “Sem dúvida. É o jogo que vaio determinar se vamos continuar a lutar pelo título ou pela classificação do quinto ao oitavo lugar”.
Sobre o Albufeira, Julião Bastos referiu que “já tenho uma ideia do nosso adversário. Vai ser um jogo interessante. São finais, em que tudo se decide num só jogo… vamos ver como corre”.