HÓQUEI EM PATINS

Entusiasmo e alegria marcaram 4.º Encontro de Bambis/Benjamins

Entusiasmo e muita alegria marcaram o 4.º Encontro de Bambis/Benjamins de Hóquei em Patins, que decorreu no domingo no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, e teve como anfitrião a Juventude de Viana.

Em competição estiveram os ‘craques’ de ‘palmo e meio’ da Juventude de Viana, Famalicense, ED Viana e Riba d’Ave, todas com duas equipas, e ainda o HC Fão e Valença HC.

No final a festa foi enorme e ficou marcada pela alegria dos atletas quando receberam a medalha de participação.

RODRIGO SOUSA (JUV. VIANA) FAZ BALANÇO POSITIVO

Rodrigo Sousa, responsável pela Formação da Juventude de Viana, considera que “o torneio foi um sucesso, correu muito bem, com muito entusiasmo e muito hóquei” e adiantou que “os jogos correram muito bem, com muita entrega por parte dos atletas, que tiveram aqui mais uma oportunidade de mostrar o que vão aprendendo nos treinos”.

O Encontro ficou ainda marcado pela entrega de medalhas aos atletas…  “este foi o quarto Encontro que tivemos de Sub-9 e eles nunca tinham levado uma medalha. Nestas idades eles dão muito valor a isso, então fiz questão, com os colaboradores, em arranjar medalhas… Só pela alegria deles em receber a medalha valeu a pena todo o esforço”.

Afirmando que “o importante é eles estarem felizes”, Rodrigo Sousa salientou que “estes torneios são importantes para eles mostrarem o que sabem e conviverem com outros atletas”.

JUVENTUDE DE VIANA COM CERCA DUAS DEZENAS DE SUB-9

A Juventude de Viana apresentou-se neste Encontro com 12 atletas, mas conta com um grupo a rondar as duas dezenas…

“Não é muito fácil cativar os meninos e meninas para o Hóquei em Patins, mas felizmente temos conseguido aumentar o número de atletas. Quando entrei na Juventude de Viana, no final do primeiro confinamento devido à pandemia, tínhamos cerca de 25 atletas no total das equipas. Neste momento, já temos mais de 50. Temos feito um trabalho de divulgação pelas escolas para tentar cativar atletas para o Hóquei em Patins. É um trabalho que exige continuidade, árduo e que exige muita paciência, mas temos conseguido trazer alguns meninos”.

Para além da equipa de Sub-9, a Juventude de Viana conta com equipas de Iniciação, Sub-11 e Sub-13, estando a preparar uma equipa de Sub-15 para arrancar na próxima temporada… “Isto mostra a evolução da Formação”, refere Rodrigo Sousa.

O facto da Juventude de Viana ter uma equipa na I Divisão também é um chamariz? “Claro que é sempre importante. De resto, os atletas dos Seniores são os ídolos destes jovens, que se identificam com eles. Quem vier assistir aos jovens da Juv. Viana vê aqui, em todos os jogos, muitos meninos da Formação a assistir aos jogos com os pais”.

“MODALIDADE COM TRADIÇÃO EM VIANA DO CASTELO”

Viana do Castelo também tem uma forte ligação ao Hóquei em Patins? “Sim, é uma modalidade com tradição na cidade. Em Viana do Castelo há duas equipas – Juv. Viana e EDV – e ambas têm Formação. Os atletas dividem-se pelos dois clubes, mas se for contabilizar os dois clubes têm um número de atletas superior a muitos outros clubes”.

O Hóquei em Patins é, pelos equipamentos que possui, um desporto caro, isso trava a angariação de mais atletas? “Nós, na Juv. Viana, fornecemos tudo para os atletas começarem a patinar. É evidente que quando chegam a um determinado patamar, em que pretendem um maior desenvolvimento, aí já são os pais a fazer os investimentos”.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo

COVID-19

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo; • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%; • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória; • Evitar tocar na cara com as mãos; • Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado. Seja responsável, faça a sua parte. Respeite o isolamento social. #JUNTOSVENCEREMOS

Quer promover o seu evento?
Contacte-nos...