A Seleção Regional da AVB/AVVC – Minho de Sub-16 masculinos deu por encerrada ontem a fase dos jogos de preparação tendo em vista o Torneio Centenário, que se realiza em abril nos Açores.
A equipa treinada por Adriano Paço defrontou ontem a fortíssima equipa de Sub-21 do VC Viana, que disputa o Campeonato Nacional da I Divisão, e apesar de ter perdido por 3-0, deu bastante luta e esteve na discussão dos sets.
Adriano Paço sai desta fase dos jogos “satisfeito” e confessa que “já se viu o crescimento como equipa”.
De resto “neste treino já estiveram os 12 que vão integrar a Seleção Regional para o Torneio e este vai ser o nosso jogo”.
Sobre o embate com o VC Viana, Adriano Paço referiu que “jogamos com uma equipa mais velha. O atleta mais velho da Seleção tem 16 anos, mas temos jogadores com 13 e 14 anos e jogamos com uma equipa de Sub-21, com idades compreendidas entre os 18 e os 20 anos. A maturidade é diferente e a experiência também. Notou-se, por isso, a diferença de nível, mas conseguimos jogar como equipa e estar na discussão dos sets”.
Jogar com equipas mais experientes também é positivo? “Sim, obriga-os a estar mais concentrados, a querer dar a volta por cima quando as coisas não estão a correr bem, mesmo perante um adversário como o que tivemos ontem”.
Adriano Paço considera que este “é um grupo de atletas. Podíamos ter aqui mais ou outro, mas que por várias circunstâncias, não puderam fazer parte dos trabalhos”. Certo é que “ao longo dos trabalhos fomos crescendo como equipa. Em termos de jogo já os senti mais um grupo, a jogar mais como equipa”.
Os treinos de preparação encerram por aqui. A Seleção concentra-se para a viagem para os Açores e lá “vamos tentar fazer mais um ou outro treino para afinar as agulhas”.
OS SELECIONADOS
Adriano Paço convocou os seguintes 12 atletas para o Torneio Centerário
Os atletas convocados são:
Vitória SC: José Ferreira, Tomás Cunha, Tomás Pacheco e Lourenço Oliveira.
VC Viana: João Soares, Daniel Cadilha, Duarte Monteiro e Rafael Silva.
Amares Volei: Hugo Ferreira, António Teixeira, Eduardo Barroso.
FC “Os Académicos”: Rafael Pereira.