Ana Rodrigues, da escola Desportiva de Viana, foi uma das figuras dos Campeonatos Regionais de Infantis, Juvenis e Absolutos da Associação de Natação do Minho, que se realizaram nos últimos três dias na Piscina da Rodovia, em Braga.
A nadadora do clube de Viana do Castelo conquistou cinco títulos de Campeã Regional e alcançou três recordes regionais, dois individuais – 100m Livres e 200m Estilos – e um na Estafeta de 4x100m Estilos Mistos. Ana Rodrigues venceu ainda a Melhor Performance na categoria de 16 anos e mais velhos, com 806 pontos.
Ana Rodrigues considera que “foram uns ‘Regionais’ extremamente positivos”, lembrando que “esta prova serve de avaliação e um bocadinho como de preparação para o Open da Madeira, que é daqui a três semanas”.
“Deu para perceber como está o trabalho a ser realizado, se precisamos de ajustar alguma coisa”, disse Ana Rodrigues, que salientou que “é claro que temos a noção do que fazemos no treino, mas depois chegar aqui e bater recordes regionais e conquistar as marcas e os títulos é extremamente positivo”.
“RECORDES SERVEM COMO MOTIVAÇÃO”
Numa altura em que preparam provas importantes, como o Open da Madeira, os recordes regionais são importantes? São uns miminhos que sabem muito bem, ainda mais nesta fase de muito trabalho, e que servem como motivação”.
Com os ‘Regionais’ ultrapassados, Ana Rodrigues já está focada nas próximas competições… “O meu grande objetivo agora são os ‘Nacionais’ da Madeira, em que vou tentar os mínimos para o Campeonato do Mundo. Os indicadores são bons, todas as provas que tenho feito desde o início de ano mostram que estou muito próxima das marcas mesmo estando cansada, Agora é descansar”.
“O FOCO É O MUNDIAL”
Quanto ao apuramento para os Jogos Olímpicos? “Tudo a seu tempo e com calma. Eu gosto de pensar num passo de cada vez. Este ano estou focada nos mundiais. Estou a trabalhar para isso, depois a partir daí, avança-se para o objetivo seguinte”, disse Ana Rodrigues, que referiu que “o apuramento para os JP é uma porta que nunca está fechada, trabalhamos sempre para dar o melhor e conseguir as melhores marcas, mas neste momento o foco é o Mundial…”.
A ED Viana sai de Braga com o segundo lugar na Estatística de Medalhas, conquistando 21 títulos de Campeão Regional 14 de Vice-Campeão e ainda 12 medalhas de bronze.
Para além de Ana Rodrigues, também Filipe Laranjo venceu a Tabela por Pontos em Juvenis masculinos.