O SC Braga parte ambicioso para o Campeonato Nacional de Longa Distância, que se realiza este sábado na Piscina Municipal de Coimbra com a participação de mais de uma centena de atletas em representação de 29 clubes.
O conjunto bracarense apresenta-se com um lote de sete nadadores e a ambição de lutar pelas melhores classificações possíveis.
“Partimos para estes ‘Nacionais’ com boas expetativas. Trata-se da primeira prova de acesso para as Seleções de Águas Abertas e queremos ter um bom desempenho”, começou por afirmar Pedro Veiguinha, treinador do SC Braga.
Da equipa de sete nadadores, Pedro Veiguinha salienta que “o João Sousa e a Carolina Peixoto vão tentar bater os seus recordes pessoais de forma a conseguirem o acesso às concentrações das Seleções, quer Regional, quer Nacional”.
Quanto ao restante grupo… “a Leonor Gonçalves, que vai alinhar na prova dos 3000 metros, vai fazer a estreia nestas andanças. O objetivo passa por ela conseguir fazer o seu melhor, que faça um bom tempo, dentro do que tem feito nos treinos, e que consiga alguma visibilidade”.
No caso dos rapazes… “para o Eduardo Faria e o Márcio Gomes, que já nadaram o ano passado, e o Milan o objetivo é que estabeleçam as melhores marcas”.
Em termos de classificação, Pedro Veiguinha salienta que “a ambição é que os sete nadadores subam ao pódio e, quem sabe, se conquistem alguns títulos”, mas salienta que “o mais importante é eles conseguirem o acesso às Seleções de Águas Abertas”.
Como sentiu os atletas esta última semana? “Muito motivados, o que é positivo. É a primeira prova que têm para se mostrar nesta vertente e querem ganharem visibilidade e fazerem os critérios para as Seleções. É um prova que envolve algumas alterações na sua preparação, a forma de gerir o ritmo, a tática, etc, e para eles é um desafio. Estão animados e com expetativas muito positivas”.
